PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(UFJF - 1965) Heptágono Regular

4 participantes

Ir para baixo

Heptágono - (UFJF - 1965) Heptágono Regular Empty (UFJF - 1965) Heptágono Regular

Mensagem por Elcioschin Seg 25 Jan 2010, 09:32

Este também é um bom desafio (caiu no meu vestibular em 1965 na Universidade Federal de Juiz de Fora- UFJF):

Num heptágono regular ABCDEFGA prove que 1/AB = 1/AC + 1/AD
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71839
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Giovana Martins gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Heptágono - (UFJF - 1965) Heptágono Regular Empty Re: (UFJF - 1965) Heptágono Regular

Mensagem por Elcioschin Ter 02 Fev 2010, 21:48

Antes que caia no esquecimento:

Considere o quadrilátero inscrito ACDE

É óbvio que AD = AE (diagonal que subtende 3 lados consecutivos)

É óbvio que AC = CE (diagonal que subtende 2 lados consecutivos).

CD = DE = AB (lados do heptágono)

Teorema de Ptolomeu (às vezes confundido com o Teorema de Hiparco): O produto das diagonais é igual à soma dos produtos dos lados opostos:

AD*CE = CD*AE + AC*DE ----> AD*AC = AB*AD + AC*AB

Dividindo os dois membros por AB*AC*AD ----> 1/AB = 1/AC + 1/AD
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71839
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Medeiros e Giovana Martins gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Heptágono - (UFJF - 1965) Heptágono Regular Empty Re: (UFJF - 1965) Heptágono Regular

Mensagem por Medeiros Dom 11 Set 2016, 02:59

Vi somente hoje mas ... se tivesse caído no meu vestibular, eu tinha "rodado".
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10409
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Giovana Martins gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Heptágono - (UFJF - 1965) Heptágono Regular Empty Re: (UFJF - 1965) Heptágono Regular

Mensagem por Elcioschin Dom 11 Set 2016, 10:03

Medeiros

No vestibular de 1965, em que eu entrei na faculdade, nenhum dos participantes acertou a questão, inclusive eu. E existe uma história curiosa a respeito:

No 2º ano da faculdade, na cadeira de Geometria Analítica 3D, meu professor chamava-se Morgado (excelente professor, do Rio de Janeiro). Até hoje ele está em atividade no IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada no Rio de Janeiro) e é muito famoso na área.

Em conversa de corredor, na faculdade, eu e outros colegas questionamos o Morgado sobre a dificuldade desta questão no vestibular. Ele caiu na risada e disse que ele é quem tinha escolhido esta questão para postar na prova. 

Então eu perguntei a ele qual era o caminho para resolvê-la e ele respondeu que a questão era muito fácil e que existiam 2 caminhos: por Trigonometria ou Geometria Plana. Ele, morrendo de rir, nos perguntou se ainda nos lembrávamos da matemática dos dois últimos anos do Ensino Fundamental (naquela época se chamava ginasial).

Em seguida só deu uma dica: Teorema de Hiparco. Confesso que eu não me lembrava deste teorema. Busquei livros do ginasial, da minha época (livros do prof. Ary Quintela, pelos quais eu tinha estudado) e consegui encontrar; estudei o assunto e vi a demonstração do Teorema. Ai foi uma "moleza": consegui resolver com facilidade a questão.

Depois de muitos anos, já formado, tentei resolver por Trigonometria e não tive sucesso. Aceita o desafio? Quem sabe algum colega do fórum aceita e consegue resolver?
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71839
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Giovana Martins e Pliniao gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Heptágono - (UFJF - 1965) Heptágono Regular Empty Re: (UFJF - 1965) Heptágono Regular

Mensagem por Medeiros Dom 11 Set 2016, 12:19

Por trigonometria?...arrg!! Eu fujo do desafio.
Mas a história é interessantíssima, obrigado por tê-la compartilhado.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10409
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Giovana Martins gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Heptágono - (UFJF - 1965) Heptágono Regular Empty Re: (UFJF - 1965) Heptágono Regular

Mensagem por Elcioschin Qui 01 Fev 2024, 13:13

Medeiros

Depois de tantos anos apareceu outra solução:

https://pir2.forumeiros.com/t203463-heptagono-regular-convexo#698624
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71839
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Giovana Martins gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Heptágono - (UFJF - 1965) Heptágono Regular Empty Re: (UFJF - 1965) Heptágono Regular

Mensagem por Medeiros Dom 04 Fev 2024, 03:54

Elcioschin escreveu:Medeiros

Depois de tantos anos apareceu outra solução:

https://pir2.forumeiros.com/t203463-heptagono-regular-convexo#698624

eu vi. Muito boa, erudita. Seria essa que o Morgado tinha lhe comentado?
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10409
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Giovana Martins gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Heptágono - (UFJF - 1965) Heptágono Regular Empty Re: (UFJF - 1965) Heptágono Regular

Mensagem por Pliniao Dom 04 Fev 2024, 07:37

Elcioschin escreveu:Medeiros

No vestibular de 1965, em que eu entrei na faculdade, nenhum dos participantes acertou a questão, inclusive eu. E existe uma história curiosa a respeito:

No 2º ano da faculdade, na cadeira de Geometria Analítica 3D, meu professor chamava-se Morgado (excelente professor, do Rio de Janeiro). Até hoje ele está em atividade no IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada no Rio de Janeiro) e é muito famoso na área.

Em conversa de corredor, na faculdade, eu e outros colegas questionamos o Morgado sobre a dificuldade desta questão no vestibular. Ele caiu na risada e disse que ele é quem tinha escolhido esta questão para postar na prova. 

Então eu perguntei a ele qual era o caminho para resolvê-la e ele respondeu que a questão era muito fácil e que existiam 2 caminhos: por Trigonometria ou Geometria Plana. Ele, morrendo de rir, nos perguntou se ainda nos lembrávamos da matemática dos dois últimos anos do Ensino Fundamental (naquela época se chamava ginasial).

Em seguida só deu uma dica: Teorema de Hiparco. Confesso que eu não me lembrava deste teorema. Busquei livros do ginasial, da minha época (livros do prof. Ary Quintela, pelos quais eu tinha estudado) e consegui encontrar; estudei o assunto e vi a demonstração do Teorema. Ai foi uma "moleza": consegui resolver com facilidade a questão.

Depois de muitos anos, já formado, tentei resolver por Trigonometria e não tive sucesso. Aceita o desafio? Quem sabe algum colega do fórum aceita e consegue resolver?
Caraca, você conheceu e teve aula com o Morgado, que demais!! Assisto diversos cortes de aulas antigas dele
Pliniao
Pliniao
Padawan
Padawan

Mensagens : 59
Data de inscrição : 22/01/2023
Localização : Minas Gerais

Giovana Martins gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Heptágono - (UFJF - 1965) Heptágono Regular Empty Re: (UFJF - 1965) Heptágono Regular

Mensagem por Giovana Martins Dom 04 Fev 2024, 13:20

Segue uma resolução via semelhança de triângulos. Não darei os créditos a quem propôs esta resolução, pois eu não sei quem teve a ideia. Conheço esta resolução a partir de apostilas de olimpíadas.


Circunscrevendo uma circunferência ao heptágono regular inferimos que o quadrilátero ABCD é cíclico.

Façamos algumas construções de tal modo que seja possível construirmos relações de semelhança, por exemplo, ∆BCH ~ ∆ADH pelo critério A.A.A..

Pelo critério A.L.A. (dois ângulos congruentes e lado entre os ângulos congruente) os triângulos ∆ACE e ∆ADH são congruentes.

[latex]\mathrm{\Delta BCH  \sim \Delta ADH\to \frac{\overline{BC}}{\overline{BH}}=\frac{\overline{AD}}{\overline{AH}}\ (i)}[/latex]

[latex]\mathrm{Da\ figura\ \overline{AC}= \overline{AH}\ (ii).\ Tamb\acute{e}m\ da\ figura:\overline{BH}=\overline{AH}-\overline{AB}\ (iii)}[/latex]

[latex]\mathrm{De\ (i), (ii)\ e\ (iii):\frac{\overline{BC}}{\overline{AC}-\overline{AB}}=\frac{\overline{AD}}{\overline{AC}}\to\overline{ AB}\cdot \overline{AD}=\overline{AC}\cdot \overline{AD}-\overline{BC}\cdot \overline{AC}}[/latex]

[latex]\mathrm{\frac{\overline{AB}\cdot \overline{AD}}{\overline{AB}\cdot \overline{AC}\cdot \overline{AD}}=\frac{\overline{AC}\cdot \overline{AD}}{\overline{AB}\cdot \overline{AC}\cdot\overline{ AD}}-\frac{\overline{BC}\cdot \overline{AC}}{\overline{AB}\cdot \overline{AC}\cdot \overline{AD}}\to \frac{1}{\overline{AC}}=\frac{1}{\overline{AB}}-\frac{\overline{BC}}{\overline{AB}\cdot \overline{AD}}}[/latex]

[latex]\\\\\\ \\\\ \\\\ \\\\ \mathrm{Mas\ note,pela\ figura,que\ \overline{BC}=\overline{AB},logo,\frac{1}{\overline{AC}}=\frac{1}{\overline{AB}}-\frac{1}{\overline{AD}}\ \therefore\ \boxed {\mathrm{\frac{1}{\overline{AB}}=\frac{1}{\overline{AC}}+\frac{1}{\overline{AD}}}}}[/latex]

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7679
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Medeiros, Elcioschin e Vitor Ahcor gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Heptágono - (UFJF - 1965) Heptágono Regular Empty Re: (UFJF - 1965) Heptágono Regular

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos