PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A legitimação de uma suposta superioridade dos homens

3 participantes

Ir para baixo

A legitimação de uma suposta superioridade dos homens Empty A legitimação de uma suposta superioridade dos homens

Mensagem por RAFA&L Qua 16 Set 2020, 15:52

Saffioti afirma que “A identidade social da mulher, assim como a do homem, é construída através da atribuição de distintos papéis, que a sociedade espera ver cumpridos pelas diferentes categorias de sexo. A sociedade delimita, com bastante precisão, os campos em que pode operar a mulher, da mesma forma como escolhe os terrenos em que pode atuar o homem.” (SAFFIOTI, Heleieth. O poder do Macho. São Paulo: Moderna, 1987, p.Cool. Tendo como referência o texto e seus conhecimentos sobre a temática de “gênero”, assinale o que for correto. 

08) A definição de distintos papéis sociais para homens e mulheres torna legítima, para as diferentes categorias de sexo, a suposta superioridade dos homens.

Dúvida: Por que essa afirmativa é errada? Eu entendo que a distinção de papéis sociais legitima a suposta superioridade dos homens. Não que eu concorde que essa superioridade seja legítima de fato (justa); mas entendo que essa distinção de papéis é o que faz com que nossa sociedade aceite (ou seja, legitime) essa suposta superioridade dos homens, me entendem?. No que estou errado?

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 24
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

A legitimação de uma suposta superioridade dos homens Empty Re: A legitimação de uma suposta superioridade dos homens

Mensagem por BatataLaranja345 Qua 16 Set 2020, 21:56

Olá Rafael! Boa noite! Vamos lá:

Antes de mais nada, eu ainda não estudei Saffioti, logo, já peço desculpas caso eu analise algo errado. Bom, pelo o que o texto diz, não há nada falando se o homem é superior a mulher... ou seja, em nenhum trecho há dizendo que o sexo masculino é, no caso devido as suas funções, superior a mulher; o que ocorre é que, as próprias pessoas fazem isso, de dizerem q só homens, em sua maioria, podem assumir cargos altos em empresas, por exemplo.

Eu sei que, ná prática, há essa superioridade escondida, porém, o texto não apresenta... logo, essa alternativa se torna errada. No seu ponto de vista, a distinção causa essa superioridade e isso se prova real hoje em dia, e principalmente antigamente.

Espero ter te ajudado de alguma forma, se eu fiz alguma análise errada, pfv me diga aqui! Vlw! Abraços! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

A legitimação de uma suposta superioridade dos homens Empty Re: A legitimação de uma suposta superioridade dos homens

Mensagem por RAFA&L Qua 16 Set 2020, 22:27

BatataLaranja345
Eu entendo sua colocação,
Mas a questão diz o seguinte: "Tendo como referência o texto e seus conhecimentos sobre a temática de “gênero”, assinale o que for correto."


E ai eu volto na mesma questão:  "Eu entendo que a distinção de papéis sociais legitima a suposta superioridade dos homens. Não que eu concorde que essa superioridade seja legítima de fato (justa); mas entendo que essa distinção de papéis é o que faz com que nossa sociedade aceite (ou seja, legitime) essa suposta superioridade dos homens."


E como você mesmo disse: "as próprias pessoas fazem isso, de dizerem q só homens, em sua maioria, podem assumir cargos altos em empresas, por exemplo." Percebe que a distinção de papéis que a própria sociedade cria (exemplo, homens em altos cargos) legitima essa pseudo-inferioridade?!


Continuo achando a afirmativa correta.

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 24
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

A legitimação de uma suposta superioridade dos homens Empty Re: A legitimação de uma suposta superioridade dos homens

Mensagem por BatataLaranja345 Qua 16 Set 2020, 22:42

Eu, para ser sincero, quando li essa 08, achei que estava certa também, por causa do texto! Eu, logo, procurei em alguns livros aqui algo sobre ela; porém, só vejo uma colocação do patriarcado e n consigo relacionar isso ao gênero. Devo assumir q esta questão é uma das boas kkkkkk!

Vc provavelmente já estudou sobre ela... logo, vc deve ter uma base mais ampla de discussão, portanto, se ela remete tanto essa ideia de patriarcado, será que ela relaciona isso, de alguma forma, com o gênero? Estou na dúvida, e agr acabo de jogar mais uma pra vc kkkkk. Estou pesquisando aqui, vamos continuar esse tópico?
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

A legitimação de uma suposta superioridade dos homens Empty Re: A legitimação de uma suposta superioridade dos homens

Mensagem por Carolzita Lisboa Ter 20 Jul 2021, 21:17

Ok.

Carolzita Lisboa
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 601
Data de inscrição : 15/05/2020

Ir para o topo Ir para baixo

A legitimação de uma suposta superioridade dos homens Empty Re: A legitimação de uma suposta superioridade dos homens

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos