PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Biologia

3 participantes

Ir para baixo

Biologia Empty Biologia

Mensagem por Igorv18 Seg 15 Mar 2021, 17:26

Gente preciso de ajuda, não sei responder essas duas perguntas.

1.Quem  determina  a  posição  das  proteínas,  em  relação  ao  plano  da  membrana plasmática?

2.Quem determina o destino das substâncias pinocitadas dentro da célula?

Igorv18
Iniciante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 16/07/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Biologia Empty Re: Biologia

Mensagem por romulos1 Qui 18 Nov 2021, 15:43

1) regiões sinalizadoras das próprias proteínas. Quando a proteína é sintetizada para estar presente na membrana plasmática, certas partes dela sinalizam como ela deve "costurar" a membrana.
Exitem duas formas que isso pode acontecer, de duas maneiras, simultaneamente à tradução ou pós-traducional. No retículo endoplasmático, existe um complexo de proteínas chamada de translocon que percebe esse sinal, agarra nele e começa a "puxar" a proteína para dentro do retículo. Pense na proteína como uma corrente de argolas, dependendo da argola, o translocon faz algo diferente ou não. Exitem diversos tipos de sinais, sinais para início dessa "costura" de proteínas existem, sinais de parada, que "desagarram" a proteína. Dependendo da sequência desses sinais, a proteína pode costurar a membrana diversas vezes. Dentro do retículo ainda pode ser acrescentados polissacarídeos (carboidratos).

2) Não sei te responder essa, só que eu suponho que existam proteínas que funcionem como receptores dessas substâncias para dar início a esse processo e talvez também funcionem como sinalizadores de destino celular... Mas não tenho certeza
romulos1
romulos1
Jedi
Jedi

Mensagens : 209
Data de inscrição : 28/08/2019
Idade : 24
Localização : Brasil, Rio de janeiro, Nova Friburgo

Ir para o topo Ir para baixo

Biologia Empty Re: Biologia

Mensagem por caiomslk Ter 30 Nov 2021, 00:38

Em relação à segunta pergunta, creio que o Citoesqueleto desempenha um papel importante na pinocitose, processo que consiste em invaginação da membrana plasmática e incorporação de material líquido para dentro da célula. Nesse sentido, têm-se proteínas estruturais como a actina e a miosina, que desempenham papel de transporte da vesícula pinocítica no meio intracelular.
caiomslk
caiomslk
Jedi
Jedi

Mensagens : 453
Data de inscrição : 25/10/2016
Idade : 25
Localização : Feira de Santana, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Biologia Empty Re: Biologia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos