PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação- Tema: A humanização dos animais de estimação

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Redação- Tema: A humanização dos animais de estimação

Mensagem por Ana Laura Guimarães Sáb 04 Jun 2022, 18:12

A Constituição Brasileira de 1988 garante aos animais de estimação segurança e cuidados necessários à saúde. Contudo, a humanização dos pets  impede que o bicho possua liberdade de explorar seu lado animal e por conseguinte, interfere no físico e comportamento desses animais. Assim, urge analisar a atual exposição nas redes sociais e a solidão hodierna da sociedade, causas fundamentais para perpetuação desse óbice no Brasil e no mundo.


Em primeira análise, é válido destacar o papel da internet em influenciar os tutores de animais a produzirem comportamentos humanos em seus animais. Desde o século XX Hollywood apresenta a glamourização através de cachorros, onde - normalmente uma mulher- trata seu animal como filho e faz o seu uso para destacar o seu poder. Tendo em vista a cultura criada em cima de cachorros e posteriormente outras espécies, as redes sociais, como Instagram, potencializaram entre as pessoas a reprodução desse comportamento para conquistar a aparência de glamour que existe na cultura do mundo contemporâneo, mas que nem sempre é saudável para os pets.


Além disso, é imperioso discutir acerca da solidão dos indivíduos e o reflexo disso na vida dos animais. Segundo o filósofo e sociólogo polonês Zygmunt Bauman o século XXI é marcado pela individualidade e liquidez das relações, os relacionamentos interpessoais são efêmeros e causam um isolamento cada vez maior no homem. Dessa forma, os animais são em muitas vezes uma válvula de escape para essa solitude, onde humanos criam laços e tendem a humanizar o seu comportamento e até mesmo o físico do bicho.  Outrossim, as mudanças estéticas e comportamentais interferem na saúde do animal, que perde o seu lado animalesco que é fundamental para uma vida saudável. 


Portanto, diante ao supracitado, é de grande importância que o Ministério da Comunicação e o Ministério do Meio ambiente , façam , por meio de um site de acesso público, a fiscalização nas redes sociais - de possíveis riscos a segurança dos pets- e postagens que estimulem a denúncia e a necessidade do animal de expressar seu comportamento original. Isso será feito a fim de amenizar a cultura de humanização dos bichos de estimação e permitir a eles um ambiente saudável. Destarte, por intermédio disso, a magna carta não ficará restrita apenas à sua teoria. 






Olá, poderiam corrigir essa redação Modelo Enem ? Mandei para a correção porém achei muito vaga a correção, se puderem pontuar os erros e as notas ficaria grata. Desde já, muito obrigada.


Última edição por Ana Laura Guimarães em Sex 01 Jul 2022, 03:32, editado 1 vez(es)
Ana Laura Guimarães
Ana Laura Guimarães
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 945
Data de inscrição : 12/02/2021
Localização : Belo Horizonte - Minas Gerais

https://www.instagram.com/ana__guimaraes__/

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Redação- Tema: A humanização dos animais de estimação

Mensagem por Arlindocampos07 Sáb 04 Jun 2022, 19:29

Olá, Ana Laura! Antes de mais nada, é bom lembrar que não sou professor de redação e nunca trabalhei com correção de texto. Então, poderá haver pontuações que irei colocar que talvez não sejam, de certa forma, erros reais. 


Outra coisa: Darei ênfase à parte gramatical da correção, visto que não tenho experiência com redação modelo ENEM no quesito das competências, mas, sim, em redações de vestibulares tradicionais (IME, ITA, FUVEST...).

Vamos lá:

A Constituição Brasileira de 1988 garante aos animais de estimação segurança e cuidados necessários à saúde. Contudo, a humanização dos pets(I)  impede que o bicho possua a liberdade de explorar seu lado animal e, por conseguinte, interfere no físico e comportamento desses animais(II). Assim, urge analisar a atual exposição nas redes sociais e a solidão hodierna da sociedade, causas fundamentais para perpetuação desse óbice no Brasil e no mundo.

Em primeira análise, é válido destacar o papel(III) da internet em influenciar os tutores de animais a produzirem comportamentos humanos em seus animais. Desde o século XX, Hollywood apresenta a glamourização através(por meio)(IV) de cachorros, onde (em que), normalmente uma mulher, trata seu animal como filho e faz o seu uso para destacar o seu poder. Tendo em vista a cultura criada em cima de cachorros e posteriormente outras espécies, as redes sociais, como Instagram, potencializaram entre as pessoas a reprodução desse comportamento(V) para conquistar a aparência de glamour que existe na cultura do mundo contemporâneo, mas que nem sempre é saudável para os pets.

Além disso, é imperioso discutir acerca da solidão dos indivíduos e o reflexo disso na vida dos animais. Segundo o filósofo e sociólogo polonês Zygmunt Bauman, o século XXI é marcado pela individualidade e liquidez das relações, os relacionamentos interpessoais são efêmeros e causam um isolamento cada vez maior no homem. Dessa forma, os animais são, em muitas vezes, uma válvula de escape para essa solitude, onde(na qual) humanos criam laços e tendem a humanizar o seu comportamento e até mesmo o físico do bicho(VI).  Outrossim, as mudanças estéticas e comportamentais interferem na saúde do animal, que perde o seu lado animalesco que é fundamental para uma vida saudável. 

Portanto, diante ao(do) supracitado, é de grande importância que o Ministério da Comunicação e o Ministério do Meio ambiente , façam , por meio de um site de acesso público, a fiscalização nas redes sociais - de possíveis riscos a segurança dos pets-, e postagens que estimulem a denúncia e a necessidade do animal de expressar seu comportamento original(VII). Isso será(deverá ser) feito a fim de amenizar a cultura de humanização dos bichos de estimação, e(de forma a) permitir(garantir) a eles um ambiente saudável. Destarte, por intermédio disso, a magna carta não ficará restrita apenas à sua teoria. 

(I) - A ideia apresentada a partir da Constituição como contextualização é boa, ainda que muito fraca, porém, eu recomendaria que você tentasse "abrir" um pouco mais a ideia inicial, apresentando algum exemplo rápido, antes de partir para a tese. 


(II) -  Pontuei apenas aqui, mas é enfadonha a repetição do termo "animais" no seu texto, cuidado com isso.


(III) - Não sei se é uma boa escolha semântica usar "destacar o papel" no intuito de alertar sobre o que algo faz de ruim, preferiria usar algo como "é valido que se compreenda a capacidade da internet..."


(IV) - É incorreto o uso de "através" em construções que não se refiram, literalmente, à algo físico. O correto é "por meio de" ou "à partir de".


(V) - Essa situação não é única, mas seu texto está MUITO AMBÍGUO. 80% das ideias que você quis transmitir ficaram confusas ou sem sentido. Qual comportamento é esse? Eu até consigo entender a que parte do seu texto você se referia nesse momento, mas não conte com isso na hora que um corretor do Enem for ler a sua redação, ESCLAREÇA.


(VI) - Mais uma parte que ficou muito confusa. Acho que, para melhorar um pouquinho, tiraria pelo menos o "seu", pois ficou parecendo que você se referia aos humanos nessa hora.
 
(VII) - "...que estimulem a denúncia e a necessidade do animal em expressar..." As postagens devem estimular a necessidade do animal em expressar o comportamento "original"? Mais uma vez sem sentido. Além disso, trocaria "original" por "natural".

COMENTÁRIO GERAL:

Você domina o "esqueleto" do texto, dá para perceber. Porém, acredito que, como resultado de modelos prontos aos quais você esteja potencialmente se atendo, sua produção está ficando vaga e mecanizada

Um texto dissertativo-argumentativo não deve apenas ser uma fonte de argumentos mal desenvolvidos. Como o próprio nome já diz, é preciso argumentar! A sua redação tem duas teses que poderiam ter sido muito bem desenvolvidas, e isso é um ponto bom, porque mostra que você tem capacidade de perceber problemas que possam ser discutidos no texto. No entanto, suas argumentações ficaram muito vagas e (em alguns momentos) sem sentido.

Gramaticalmente, eu diria para você focar em dois pontos específicos: uso correto da vírgula e pronomes relativos.

Ademais, creio que você tem muito potencial para a produção de redação, basta dar um pouco mais de autonomia e atenção às ideias apresentadas em seu texto.

As vírgulas foram corrigidas em laranja.
Arlindocampos07
Arlindocampos07
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 506
Data de inscrição : 22/02/2022
Idade : 20
Localização : Cajazeiras, Paraíba, Brasil

Ana Laura Guimarães, Lucas Al. e nixfer gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Redação- Tema: A humanização dos animais de estimação

Mensagem por Ana Laura Guimarães Sáb 04 Jun 2022, 22:09

Arlindocampos07 escreveu:Olá, Ana Laura! Antes de mais nada, é bom lembrar que não sou professor de redação e nunca trabalhei com correção de texto. Então, poderá haver pontuações que irei colocar que talvez não sejam, de certa forma, erros reais. 


Outra coisa: Darei ênfase à parte gramatical da correção, visto que não tenho experiência com redação modelo ENEM no quesito das competências, mas, sim, em redações de vestibulares tradicionais (IME, ITA, FUVEST...).

Vamos lá:

A Constituição Brasileira de 1988 garante aos animais de estimação segurança e cuidados necessários à saúde. Contudo, a humanização dos pets(I)  impede que o bicho possua a liberdade de explorar seu lado animal e, por conseguinte, interfere no físico e comportamento desses animais(II). Assim, urge analisar a atual exposição nas redes sociais e a solidão hodierna da sociedade, causas fundamentais para perpetuação desse óbice no Brasil e no mundo.

Em primeira análise, é válido destacar o papel(III) da internet em influenciar os tutores de animais a produzirem comportamentos humanos em seus animais. Desde o século XX, Hollywood apresenta a glamourização através(por meio)(IV) de cachorros, onde (em que), normalmente uma mulher, trata seu animal como filho e faz o seu uso para destacar o seu poder. Tendo em vista a cultura criada em cima de cachorros e posteriormente outras espécies, as redes sociais, como Instagram, potencializaram entre as pessoas a reprodução desse comportamento(V) para conquistar a aparência de glamour que existe na cultura do mundo contemporâneo, mas que nem sempre é saudável para os pets.

Além disso, é imperioso discutir acerca da solidão dos indivíduos e o reflexo disso na vida dos animais. Segundo o filósofo e sociólogo polonês Zygmunt Bauman, o século XXI é marcado pela individualidade e liquidez das relações, os relacionamentos interpessoais são efêmeros e causam um isolamento cada vez maior no homem. Dessa forma, os animais são, em muitas vezes, uma válvula de escape para essa solitude, onde(na qual) humanos criam laços e tendem a humanizar o seu comportamento e até mesmo o físico do bicho(VI).  Outrossim, as mudanças estéticas e comportamentais interferem na saúde do animal, que perde o seu lado animalesco que é fundamental para uma vida saudável. 

Portanto, diante ao(do) supracitado, é de grande importância que o Ministério da Comunicação e o Ministério do Meio ambiente , façam , por meio de um site de acesso público, a fiscalização nas redes sociais - de possíveis riscos a segurança dos pets-, e postagens que estimulem a denúncia e a necessidade do animal de expressar seu comportamento original(VII). Isso será(deverá ser) feito a fim de amenizar a cultura de humanização dos bichos de estimação, e(de forma a) permitir(garantir) a eles um ambiente saudável. Destarte, por intermédio disso, a magna carta não ficará restrita apenas à sua teoria. 

(I) - A ideia apresentada a partir da Constituição como contextualização é boa, ainda que muito fraca, porém, eu recomendaria que você tentasse "abrir" um pouco mais a ideia inicial, apresentando algum exemplo rápido, antes de partir para a tese. 


(II) -  Pontuei apenas aqui, mas é enfadonha a repetição do termo "animais" no seu texto, cuidado com isso.


(III) - Não sei se é uma boa escolha semântica usar "destacar o papel" no intuito de alertar sobre o que algo faz de ruim, preferiria usar algo como "é valido que se compreenda a capacidade da internet..."


(IV) - É incorreto o uso de "através" em construções que não se refiram, literalmente, à algo físico. O correto é "por meio de" ou "à partir de".


(V) - Essa situação não é única, mas seu texto está MUITO AMBÍGUO. 80% das ideias que você quis transmitir ficaram confusas ou sem sentido. Qual comportamento é esse? Eu até consigo entender a que parte do seu texto você se referia nesse momento, mas não conte com isso na hora que um corretor do Enem for ler a sua redação, ESCLAREÇA.


(VI) - Mais uma parte que ficou muito confusa. Acho que, para melhorar um pouquinho, tiraria pelo menos o "seu", pois ficou parecendo que você se referia aos humanos nessa hora.
 
(VII) - "...que estimulem a denúncia e a necessidade do animal em expressar..." As postagens devem estimular a necessidade do animal em expressar o comportamento "original"? Mais uma vez sem sentido. Além disso, trocaria "original" por "natural".

COMENTÁRIO GERAL:

Você domina o "esqueleto" do texto, dá para perceber. Porém, acredito que, como resultado de modelos prontos aos quais você esteja potencialmente se atendo, sua produção está ficando vaga e mecanizada

Um texto dissertativo-argumentativo não deve apenas ser uma fonte de argumentos mal desenvolvidos. Como o próprio nome já diz, é preciso argumentar! A sua redação tem duas teses que poderiam ter sido muito bem desenvolvidas, e isso é um ponto bom, porque mostra que você tem capacidade de perceber problemas que possam ser discutidos no texto. No entanto, suas argumentações ficaram muito vagas e (em alguns momentos) sem sentido.

Gramaticalmente, eu diria para você focar em dois pontos específicos: uso correto da vírgula e pronomes relativos.

Ademais, creio que você tem muito potencial para a produção de redação, basta dar um pouco mais de autonomia e atenção às ideias apresentadas em seu texto.

As vírgulas foram corrigidas em laranja.
Muito obrigada pela ajuda!! Tentarei melhorar os pontos que você destacou, gostei bastante da sua correção.

Você poderia especificar as regras de vírgulas em que cometi erros? Exemplo: separar sujeito do predicado, pois as vezes não me recordo ou não conheço e normalmente as correções só destacam o erro mas não o seu motivo e então acabo repetindo em outras produções.
Ana Laura Guimarães
Ana Laura Guimarães
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 945
Data de inscrição : 12/02/2021
Localização : Belo Horizonte - Minas Gerais

https://www.instagram.com/ana__guimaraes__/

Arlindocampos07 e Lucas Al. gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Redação- Tema: A humanização dos animais de estimação

Mensagem por Arlindocampos07 Sáb 04 Jun 2022, 22:51

Ana, sendo bem sincero com você: Não conheço uma regra sequer sobre o uso de vírgulas. Tudo o que uso é baseado em experiência de leitura e produção de textos, ou seja, fui vendo o que eu estava fazendo de errado e fui corrigindo.

Confesso que encontrei um equívoco meu que gostaria de corrigir:
Arlindocampos07 escreveu:supracitado, é de grande importância que o Ministério da Comunicação e o Ministério do Meio ambiente , façam
-Essa vírgula que adicionei não caberia aí.

No entanto, acredito que seja importante que você compreenda o seguinte: A responsabilidade do seu aprendizado está apenas com você. A menos que você pague uma mentoria individual de redação, nenhum professor de redação tem a obrigação de lhe ensinar a gramática, então não culpe "as correções". Me desculpe se estou parecendo ser grosso, mas a realidade é essa. Se temos uma pendência no nosso aprendizado, NÓS devemos ir até lá e tentar aprender, seja de qual forma for.

No meu caso em específico, escolhi não aprender por meio de regras mecanizadas, pois acho que não temos tempo para ficar pensando onde está o predicado e o sujeito e por que não colocar a vírgula entre eles, por exemplo. Pode ser diferente para você! Mas aí quem vai decidir é você mesma.

Aproveitando a mensagem, peço encarecidamente que outros colegas pontuem outros enganos que posso ter cometido nessa correção!
Arlindocampos07
Arlindocampos07
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 506
Data de inscrição : 22/02/2022
Idade : 20
Localização : Cajazeiras, Paraíba, Brasil

Lucas Al. gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Redação- Tema: A humanização dos animais de estimação

Mensagem por Ana Laura Guimarães Dom 05 Jun 2022, 01:57

Arlindocampos07 escreveu:Ana, sendo bem sincero com você: Não conheço uma regra sequer sobre o uso de vírgulas. Tudo o que uso é baseado em experiência de leitura e produção de textos, ou seja, fui vendo o que eu estava fazendo de errado e fui corrigindo.

Confesso que encontrei um equívoco meu que gostaria de corrigir:
Arlindocampos07 escreveu:supracitado, é de grande importância que o Ministério da Comunicação e o Ministério do Meio ambiente , façam
-Essa vírgula que adicionei não caberia aí.

No entanto, acredito que seja importante que você compreenda o seguinte: A responsabilidade do seu aprendizado está apenas com você. A menos que você pague uma mentoria individual de redação, nenhum professor de redação tem a obrigação de lhe ensinar a gramática, então não culpe "as correções". Me desculpe se estou parecendo ser grosso, mas a realidade é essa. Se temos uma pendência no nosso aprendizado, NÓS devemos ir até lá e tentar aprender, seja de qual forma for.

No meu caso em específico, escolhi não aprender por meio de regras mecanizadas, pois acho que não temos tempo para ficar pensando onde está o predicado e o sujeito e por que não colocar a vírgula entre eles, por exemplo. Pode ser diferente para você! Mas aí quem vai decidir é você mesma.

Aproveitando a mensagem, peço encarecidamente que outros colegas pontuem outros enganos que posso ter cometido nessa correção!
Acho que não precisaria das duas vírgulas que você pontuou em "normalmente uma mulher", os travessões servem como se fossem duas virgulas/ parênteses para isolar uma frase ou aposto 

Muito obrigada pela ajuda, quando mando para a correção sempre pergunto as regras para pegar mais alguns exemplos e entender o funcionamento da vírgula , já que nem sempre fica claro para mim o motivo dela está ali e acabo errando novamente, mas vou tentar procurar algumas coisas e colocar aqui no tópico só para a nível de curiosidade. Obrigada novamente Redação- Tema: A humanização dos animais de estimação  1f600
Ana Laura Guimarães
Ana Laura Guimarães
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 945
Data de inscrição : 12/02/2021
Localização : Belo Horizonte - Minas Gerais

https://www.instagram.com/ana__guimaraes__/

Arlindocampos07 e Lucas Al. gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Redação- Tema: A humanização dos animais de estimação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos