PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dispondo de um voltímetro em condições ideais

5 participantes

Ir para baixo

Dispondo de um voltímetro em condições ideais Empty Dispondo de um voltímetro em condições ideais

Mensagem por Lauser Seg 24 Ago 2015, 14:44

Dispondo de um voltímetro em condições ideais, um estudante mede a diferença de potencial nos terminais de uma pilha em aberto, ou seja, fora de um circuito elétrico, e obtém 1,5 volt. Em seguida, insere essa pilha num circuito elétrico e refaz essa medida, ob tendo 1,2 volt. Essa diferença na medida da diferença de potencial nos terminais da pilha deve-se à energia dissipada no

A) interior da pilha, equivalente a 20% da energia total que essa pilha poderia fornecer.
B) circuito externo, equivalente a 20% da energia total que essa pilha poderia fornecer.
C) interior da pilha, equivalente a 30% da energia total que essa pilha poderia fornecer.
D) circuito externo, equivalente a 30% da energia total que essa pilha poderia fornecer.
E) interior da pilha e no circuito externo, equivalente a 12% da energia total que essa pilha poderia fornecer.

Entre as explicações da resposta do gabarito eu pensei nisso aqui

U=E- RI  por causa da formula

só que eu também pensei: mas da primeira vez que foi colocado o voltímetro A FEM não já avia sido calculada com a resistência interna da pilha?
Lauser
Lauser
Jedi
Jedi

Mensagens : 406
Data de inscrição : 28/07/2015
Idade : 29
Localização : brasilia-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Dispondo de um voltímetro em condições ideais Empty Re: Dispondo de um voltímetro em condições ideais

Mensagem por Medeiros Seg 24 Ago 2015, 15:10

" só que eu também pensei: mas da primeira vez que foi colocado o voltímetro A FEM não já avia sido calculada com a resistência interna da pilha? "

Tudo bem, Lauser, a resistência interna da pilha é característica de fabricação e já estava dentro da pilha. Mas esta resistência não dissipava energia, ou seja, não provocava ddp porque, na medição com o voltímetro, a pilha estava "a vazio", não havia corrente elétrica. Então o voltímetro mediu E.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10409
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Dispondo de um voltímetro em condições ideais Empty Re: Dispondo de um voltímetro em condições ideais

Mensagem por EmillySantos Qua 24 Ago 2016, 22:44

E por que eu rejeito a possibilidade de ter havido dissipação pelo circuito externo? Geralmente há uma resistência interna e externa!

EmillySantos
Iniciante

Mensagens : 22
Data de inscrição : 21/03/2015
Idade : 25
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dispondo de um voltímetro em condições ideais Empty Re: Dispondo de um voltímetro em condições ideais

Mensagem por aziulana Dom 14 Abr 2024, 14:59

EmillySantos escreveu:E por que eu rejeito a possibilidade de ter havido dissipação pelo circuito externo? Geralmente há uma resistência interna e externa!
isso que eu queria saber, não entendi por que não houve dissipação de energia no circuito externo. no meu entendimento, enquanto o circuito estava aberto, não havia essa dissipação. então, a lógica não seria, quando fechar o circuito, haver dissipação nele também? pra mim era isso que havia causado a queda na ddp, por isso tinha marcado a letra b :´)
aziulana
aziulana
Iniciante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 31/03/2024
Idade : 19
Localização : cristina, mg

aziulana gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dispondo de um voltímetro em condições ideais Empty Re: Dispondo de um voltímetro em condições ideais

Mensagem por Leonardo Mariano Dom 14 Abr 2024, 18:47

Há sim dissipação de energia no circuito externo, o que ocorre é que o voltímetro mede a diferença de potencial entre os pontos em que as ponteiras foram conectadas, não importando o resto do circuito. Se por exemplo não houvesse uma resistência interna e você conectasse um resistor em série com a bateria, ao medir a DDP entre os terminais da bateria ainda apresentaria 1,5V, já no resistor, mantendo a mesma ordem das ponteiras, apresentaria -1,5V, pois a soma das tensões ao longo de uma malha fechada deve ser zero(Leis de Kirchhoff).
No caso da questão, como existe a resistência interna, você está medindo a DDP da pilha, 1,5V, mais a queda de tensão no resistor interno, -0,3V, obtendo 1,2V na medição.
Leonardo Mariano
Leonardo Mariano
Monitor
Monitor

Mensagens : 522
Data de inscrição : 11/11/2018
Idade : 22
Localização : Criciúma/SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dispondo de um voltímetro em condições ideais Empty Re: Dispondo de um voltímetro em condições ideais

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos