PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

é só dúvidas, refrigerante e panela de pressão !!!

4 participantes

Ir para baixo

é só dúvidas, refrigerante e panela de pressão !!! Empty é só dúvidas, refrigerante e panela de pressão !!!

Mensagem por alissonsep Ter 04 Jan 2011, 23:14

pessoal li no meu livro, no capítulo de termodinâmica, o processo de cozimento na panela de pressão onde diz o seguinte:

"... as chamadas panelas de pressão são quase q totalmente fechadas, a não ser por uma pequena abertura, sobre a qual encaixamosum pequeno corpo(PITO), q faz com q a pressão interna seja um pouco
maior q a pressão atmosférica. Assim, quando colocamos a panela sobre a chama, inicialmente ocorre a evaporação da água, fazendo com q, aos poucos, vá aumenemtando a pressão do vapor.
Quando a pressão desse vapor fica igual á pressão interna, começa a ebulição a uma temperatura maior q 100°C, pois a pressão interna é maior q 1 atm. Dentro de uma panela desse tipo,a pressão
pode chegar a 2 atm... "


pessoal minha dúvida é o seguinte: quando se fala que a pressão do vapor fik igual a pressão interna e inicia-se a ebulição, q pressão interna é essa?? é a pressão q o vapor saturado exerce sobre o líquido?
ou tem alguma coisa a ver com a pressão atmosférica ?? e enquanto ao pito foi dito q ele faz com q a pressão interna seja um pouco maior q a pressão atmosférica, como ele faz isso ?? de q forma ??

e outra dúvida é:

"... a pressão de saturação aumenta quando a temperatura aumenta e, portanto diminui quando a temperatura diminui. Lembrando-nos disso, podemos entender por que garrafas de refrigerante gelado ficam molhadas por fora.
Normalmente a umidade ralativa do ar UR é menor q 100%, isto é, o arnão está saturado de vapor d'água. No entanto, a presença do refrigerante gelado diminui a temperatura do ar em volta da garrafa, ocasionando uma
diminuição da pressão de saturação. Assim o ar q na temperatura anterior não estava saturado, na nova temperatura fica supersaturado ( umidade relativa maior q 100% ). Isso provoca uma condensação do vapor na forma de pequenas gotas de água líquida..."

minha pergunta é: como o ar ficou supersaturado ?? alguém poderia detalhar mais esse processo, não entendi quase nda do msm ??


por favor me ajudem nessas dúvidas !!

vlw
alissonsep
alissonsep
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 1523
Data de inscrição : 21/10/2010
Idade : 32

Ir para o topo Ir para baixo

é só dúvidas, refrigerante e panela de pressão !!! Empty Re: é só dúvidas, refrigerante e panela de pressão !!!

Mensagem por Euclides Qua 05 Jan 2011, 13:52

A Panela de Pressão

Vamos, primeiro, rever alguns conceitos.

Ponto de ebulição


qualquer que seja a temperatura, as moléculas dos líquidos estão animadas por energia cinética. Chocam-se entre si, chocam-se contra as paredes do recipiente que as contém e algumas moléculas dirigem-se para a superfície livre do líquido e escapam dele. Isso é a evaporação.

Ao escapar do líquido as moléculas vão chocar-se com as moléculas do ar e algumas delas acabam retornando para o líquido. A evaporação é um processo dinâmico. A pressão exercida pelas moléculas que escapam é chamada pressão de vapor, grandeza que depende da temperatura e é uma caracteristica física de cada substância.

Na dinâmica da evaporação, quanto mais rápida ela acontece (em função da temperatura), maior a pressão de vapor. Ocorre que quando a pressão de vapor se iguala à pressão do ar acima do líquido, o processo entra em equilíbrio, isto é, a quantidade de moléculas que escapam é igual à quantidade de moléculas que retornam ao líquido. A partir desse ponto tem início a ebulição. Observe que, quanto mais alta a pressão acima do líquido, maior deverá ser a pressão de vapor para haver ebulição e, portanto, o ponto de ebulição se dará a uma temperatura mais alta.

Após entrar em ebulição a temperatura do líquido entra num patamar e se mantém constante. À pressão ambiente de 1 atmosfera essa temperatura é de 100oC para a água. E essa será a maior temperatura que se pode obter com água em uma panela aberta.

Todos esses princípios foram aplicados na invenção da panela de pressão. Seu inventor foi o físico francês Denis Papin que em 1679 apresentou um projeto que denominou "digestor".


O projeto da panela de pressão

se uma panela for tampada, o ar acima do líquido vai aquecer-se também, elevando a pressão acima desse líquido. Com isso, para iniciar a ebulição, a pressão de vapor terá de ser maior do que o valor para a panela aberta. A nova pressão de vapor para o início da ebulição acontecerá a uma temperatura mais alta.

Esse é o princípio básico. Acontece, porém, que numa panela hermeticamente fechada a pressão continuará sempre subindo e ocorrerá fatalmente uma explosão. Por essa razão as panelas de pressão possuem duas válvulas: uma, cuja função é limitar a pressão máxima e outra, de segurança, que abrirá se a pressão alcançar um valor crítico.

A válvula limitadora consiste numa peça mais pesada que se apoia sobre um tubinho que vaza a tampa no centro. Quando a pressão interna alcançar um determinado valor sua força erguerá o peso e deixará escapar ar e vapor, reduzindo a pressão interna. O peso, então, volta a fechar o orifício. Isso acontece em intervalos de tempo muito reduzidos fazendo com que o peso fique "dançando" e produz o ruído típico das panelas de pressão.
A válvula de segurança pode ser vista geralmente perto da borda da tampa.

é só dúvidas, refrigerante e panela de pressão !!! Panela

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

jppcf_17 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

é só dúvidas, refrigerante e panela de pressão !!! Empty Re: é só dúvidas, refrigerante e panela de pressão !!!

Mensagem por Euclides Qua 05 Jan 2011, 15:43

Saturação do ar

A umidade relativa do ar é a quantidade de vapor de água que o ar pode manter em suspensão para uma determinada temperatura. Quando a umidade relativa alcança 100% o ar está saturado e não pode reter mais vapor adional.

O ar mais quente pode reter mais vapor que o ar frio: o ponto de saturação do ar quente é maior que o do ar frio. Ao se resfriar na proximidade da garrafa, o ar perde capacidade para reter tanto vapor e o excesso se condensa.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

jppcf_17 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

é só dúvidas, refrigerante e panela de pressão !!! Empty Re: é só dúvidas, refrigerante e panela de pressão !!!

Mensagem por Elcioschin Qua 05 Jan 2011, 15:49

Complementando:

Sobre o refrigerante:

Numa determinada temperatura e pressão, o ar ambiente pode conter um valor máximo de vapor dágua.
Para uma determinada temperatura, a pressão para que que o vapor condense e se transforme em água é chamada pressão de saturação.
Se a temperatura diminuir, a pressão de saturação também diminui.

Assim, quando você tira uma garrafa de refrigerante da geladeira, a temperatura do ar próximo à garrafa diminui.
Diminuindo a temperatura a pressão de saturação deste ar (próximo da garrafa) também diminui.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71837
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

é só dúvidas, refrigerante e panela de pressão !!! Empty Re: é só dúvidas, refrigerante e panela de pressão !!!

Mensagem por alissonsep Qua 05 Jan 2011, 19:21

amigo vc é físico ??? pq nem meu professor daria uma resposta mais esclarecedora q esta genial msm muito obrigado !!!

mas só não entendi pq "... quando a pressão de vapor se iguala à pressão do ar acima do líquido, o processo entra em equilíbrio, isto é, a quantidade de moléculas que escapam é igual à quantidade de moléculas que retornam ao líquido. A partir desse ponto tem início a ebulição..." o ar acima do liquido não é o vapor ??? q ar é esse ?? e pq a pressão dovapor tem q se igualar a esse ar para entrar em ebulição ??


mas só pela respostas acima ja me ajudou muito amigo, muito obrigado msm !!!!


vlw
alissonsep
alissonsep
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 1523
Data de inscrição : 21/10/2010
Idade : 32

Ir para o topo Ir para baixo

é só dúvidas, refrigerante e panela de pressão !!! Empty Re: é só dúvidas, refrigerante e panela de pressão !!!

Mensagem por Elcioschin Qua 05 Jan 2011, 20:09

Vou responder, novamente, pelo Euclides e complementar:

Quando você fecha a panela ela tem ar dentro, acima da superfície do líquido. Este ar não escapa pelas duas válvulas porque inicialmente a pressão do ar é baixa e não consegue empurrar (abrir) as válvulas.
A medida que começa o aquecimento da panela:

a) O ar esquenta e a pressão do ar aumenta.
b) Algumas móleculas da superfície da água evaporam e sobem.
b) Estas moléculas se chocam com as moléculas de ar. Algumas móleculas de vapor retornam e se incorporam ao líquido.
c) Note que, até agora não houve ebulição (apenas evaporação)
d) Na situação de equilíbrio a quantidade de moléculas de água que evaporam é igual à quantidade que condensa.
e) A partir daí começa a ebulição.
f) Quando a ebulição acontece a pressão da panela é bem mais alta que a pressão atmosférica do exterior.
g) Devido a isto a temperatura de cozimento dos alimentos é maior, logo o tempo de cozimento é menor.
h) Logo a panela de pressão é mais econômica pois gasta menos combustível
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71837
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

é só dúvidas, refrigerante e panela de pressão !!! Empty Re: é só dúvidas, refrigerante e panela de pressão !!!

Mensagem por luiseduardo Qua 05 Jan 2011, 21:16

Legal a dúvida e as respostas. Acho que deveria ficar como fixo.
luiseduardo
luiseduardo
Membro de Honra
 Membro de Honra

Mensagens : 2530
Data de inscrição : 08/07/2009
Idade : 29
Localização : Fortaleza-CE

https://www.lcm.com.br/site/#/livros/detalhesLivro/simetria-de-c

Ir para o topo Ir para baixo

é só dúvidas, refrigerante e panela de pressão !!! Empty Re: é só dúvidas, refrigerante e panela de pressão !!!

Mensagem por alissonsep Qui 06 Jan 2011, 10:57

pessoal vlw msm pelas respostas, é dessas questões q dificultam muito a vida do vestibulando e vcs clarearam a questão ao máximo !!

mais uma vez muito obrigado msm !!!

vlw
alissonsep
alissonsep
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 1523
Data de inscrição : 21/10/2010
Idade : 32

Ir para o topo Ir para baixo

é só dúvidas, refrigerante e panela de pressão !!! Empty Re: é só dúvidas, refrigerante e panela de pressão !!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos