PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FUVEST 2020: recomendações?

5 participantes

Ir para baixo

FUVEST 2020: recomendações? Empty FUVEST 2020: recomendações?

Mensagem por Et3cpix Qui 09 maio 2019, 14:03

EDIT: Eu não tinha percebido que o texto ficou tão grande!!!
Não vou deletar, mas tá aí um resumo pra quem não quiser ler: quero prestrar pra biologia na Fuvest 2020 e gostaria de recomendações, principalmente em relação a qual livro de física usar (acho que as coleções completas do Física Clássica, Tópicos de Física, Fundamentos de Física e etc são muito extensas pra quem vai prestar biologia e não tem tanto tempo pra estudar; por outro lado, nunca vi recomendarem um volume único ou algo mais curtinho...). Em segundo plano, sugestões p livros de português ou qualquer dica no geral também me deixariam extremamente grato. 


Sup rapaziada, esse é o meu primeiro post no fórum. Estou no 2º ano do ensino médio + técnico, integral, escola pública. Gostaria de passar direto em biologia na USP assim que terminar o 3º ano, mas infelizmente a minha escola é bem fraquinha - por mais que tome umas 10h do meu dia nos dias letivos - e me culpo por não ter feito muito a respeito disso: do começo do ano pra cá, completei metade do 1º volume de Química do Feltre e cerca de 100 páginas dos 1º e 2º volumes de Biologia do Amabis e Martho (durante o tempo livre que eu tinha na escola mesmo), todos em pdf, e não estou satisfeito com esse ritmo. Hesitei bastante em comprar livros pois achei que os pdfs seriam o suficiente, mas meu aniversário é hoje e por mais que eu seja bem desconcentrado em leitura (no sentido de mexer em redes sociais, celular e etc até que eu não tenho problemas, mas não consigo me concentrar durante a leitura mesmo e o meu tempo útil de compreensão acaba sendo bem menor que o meu tempo de estudo  Sad ), resolvi parar de hesitar nem que seja pela motivação adicional que ter os livros físicos acaba trazendo (afinal, não é como se o preço fosse maior do que o de 2 semanas de escola particular Razz ).

Deixando a enrolação, a hiperatividade e a obnóxia falta de parágrafos de lado, selecionei estes até o momento:

MÁT - Matemática Ciência e Aplicações, Iezzi, 3 volumes. Motivo: Não tenho tanto embasamento na matéria e o FME, do mesmo autor, é extenso e aprofundado demais para mim.
BIO - Fundamentos da Biologia Moderna, Amabis e Martho, vol único. Motivo: Nunca li o volume único, mas quem faz medicina diz que já é mais do que o suficiente pra Fuvest (e tive a mesma impressão ao estudar um pouco pelos pdfs da coleção de 3 vol). Não gostei muito do vol único da Sônia Lopes.
QUÍ - Química, Ricardo Feltre, 3 volumes. Motivo: Já comecei a ler pelo pdf e gostei muito. Não pretendo trocar.
HIS - História Geral e do Brasil, Vicentino e Dorigo, vol único. Motivo: Bastante recomendado por aprovados em medicina. Escolhi o vol único pois é uma das matérias que menos precisarei estudar, ao lado de geografia e física - e mesmo sendo volume único, já acho extenso pra algo que eu tenho que estudar em, digamos, 1 ou no máximo 2 meses!
GEO - Geografia Geral e do Brasil, Eustáquio, vol único. Motivo: Mesmo motivo do anterior.

POR - Ainda não pesquisei muito a respeito. Pretendo começar a estudar ano que vem, já que é um pouco diferente das demais matérias. Também apenas ano que vem, pretendo começar a ler as obras exigidas pela Fuvest, fazer provas anteriores, etc... Mas tudo vai depender de como for o meu desempenho com os livros didáticos até lá. Peço sugestões.
FÍS - A principal dúvida que me levou a fazer esse post. Nunca vi recomendarem um volume único ou uma obra curta de física independente de ser Física Clássica, Tópicos de Física, Fundamentos... já que geralmente as recomendações são pra galera de exatas ou de medicina, e eu particularmente não vejo muita vantagem em gastar o mesmo tempo que eu gasto com português, matemática, biologia ou química para aprender física... Qual seria a opinião de vocês para alguém que quer cursar biologia, não tem muita facilidade com física e não tem muito tempo pra estudar até o vestibular?

Coloquei os motivos para o caso de alguém ter alguma sugestão ou crítica a respeito de uma escolha minha baseando-se nelas, mas tenho mais dúvidas sobre física e também português (seja gramática, literatura, redação...) mesmo. Qualquer dica é bem-vinda, não precisa ser referente aos livros.  cheers



Grato.
Et3cpix
Et3cpix
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 09/05/2019
Idade : 21
Localização : São Paulo, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

FUVEST 2020: recomendações? Empty Re: FUVEST 2020: recomendações?

Mensagem por nqueireza Qui 09 maio 2019, 16:40

Olha, talvez eu não seja mto indicada para opinar, mas eu não gosto de estudar física por livros, com exceção de alguns assuntos, eu assinei esse ano o biologia Total, que por incrível que pareça tem professores mto bons de física (na minha opinião, melhores do q essas plataformas só de física) e exercícios separados por áreas; e como vc mesmo disse q tem dificuldade e q é uma matéria não mto importante, aconselho vc a não se aprofundar mtooo nos assuntos, mas caso queira uma base melhor, eu prefiro Física Clássica, a linguagem é fácil de entender, tem alguns exercícios explicados no livro, porém as vzs ele aprofunda até demais! Uma dica, olha a ''estante virtual'' tem livros de segunda mão mto bons, eu encontrei os de física pela metade do preço!! (ps: tem gente mto melhor para opinar sobre isso)

nqueireza
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 164
Data de inscrição : 10/03/2019
Idade : 22
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

FUVEST 2020: recomendações? Empty Re: FUVEST 2020: recomendações?

Mensagem por marcosprb Qui 09 maio 2019, 16:44

Olá!
Primeiramente bem vindo e parabéns pelo aniversário  Very Happy
Serei sucinto nas recomendações.
Antes de tudo, sugiro que você dê uma olhada nesse  [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] da Giovana(Aprovada na USP) em que ela cita os materiais que utilizou.
Sobre física, eu recomendo fortemente(se você tiver condições de fazer, é claro) o curso do professor Renato Brito. Abriu demais a minha mente, e é mais que suficiente para o curso que você vai prestar. Não sei te dizer a respeito de livros de física volume único pois nunca usei.
Para português, deixo essa playlist que a Giovana me recomendou
No mais, acredito que você fez boas escolhas.
Um outro material que estou gostando muito são as apostilas do poliedro. Vale a pena dar uma conferida

Bons estudos.

#Edit: Aliás, como você quer prestar Biologia, eu acredito que seja uma opção interessante conferir o curso do professor Landim, também da Vestcursos. É praticamente um consenso que esse é o melhor professor de Bio online (quiça, um dos melhores do país) e com um curso muito aprofundado
Deixo aqui o canal dele do youtube (Em que ele faz um ''resumo'' das aulas do curso)
marcosprb
marcosprb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 825
Data de inscrição : 08/05/2017

Giovana Martins gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

FUVEST 2020: recomendações? Empty Re: FUVEST 2020: recomendações?

Mensagem por Et3cpix Sex 10 maio 2019, 00:07

Obrigado pelas recomendações galera (e pelo parabéns também cheers ).

Agora que vocês mencionaram, é provável que eu acabe usando cursos mais do que livros para estudar física mesmo, e talvez história e geografia também. 
Vou ver se confiro esses dois professores do Vestcursos mais p frente.

Valeu!
Et3cpix
Et3cpix
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 09/05/2019
Idade : 21
Localização : São Paulo, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

FUVEST 2020: recomendações? Empty Re: FUVEST 2020: recomendações?

Mensagem por Jessie Sex 10 maio 2019, 01:34

O meu livro de Física em volume único preferido é Física Fundamental - Bonjorno & Clinton, tem uma boa didática, exercícios em bom número e é curto sem que o conteúdo fique incompleto.

Para Biologia eu prefiro o livro "360º Biologia" porque é melhor dividido do que os livros do Amabis & Martho ou Sônia Lopes, digo isso porque eu não aguentava aquelas 15 páginas por capítulo até chegar nos exercícios, o livro é em volume único e tem por capítulo 3 - 4 páginas (apesar disso, não perde em nada para os outros autores, um capítulo de Amabis & Martho, por exemplo, está dividido em 3 neste livro e com excelente didática), possui um maravilhoso caderno de revisão de todo conteúdo do livro, um grande caderno de exercícios e um caderno de infográficos com informações mais curiosas. (obs: acredito que não tenha pdf na internet.)

Quanto a Português, pretende ter um volume único ou um para cada área (gramática, literatura e produção de texto) ?

As outras dicas dos colegas também são boas!
Jessie
Jessie
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 181
Data de inscrição : 29/11/2017
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

FUVEST 2020: recomendações? Empty Re: FUVEST 2020: recomendações?

Mensagem por Et3cpix Sex 10 maio 2019, 21:33

Obrigado pelas dicas, Jessie.

Pesquisando sobre o livro de física que me recomendou, descobri outro de volume único: Física Básica. Consegui pdf dos dois e, no geral, parecem ser bem semelhantes, e bons pra quem precisa de embasamento.

Quanto ao livro de biologia, se a maior desvantagem do Amabis e Martho for a demora para chegar nos exercícios mesmo, eu particularmente não vejo tanto problema; os exercícios iniciais (anteriores aos exercícios de vestibular e etc) são separados por tópico, então é só ir pra pg de exercícios assim que terminar de ler um tópico. O que eu acho enrolado mesmo pra chegar nos exercícios são os livros de história e geografia... De qualquer modo, eu também conferiria esse que me recomendou se conseguisse um pdf (também não encontrei :/ ).

Sobre português, acho que irei estudar separado... Mas pretendo começar a estudar redação e literatura (descontando movimentos literários e outras partes mais teóricas) só depois, já que são mais prática do que teoria. De qualquer modo, aceito sugestões tanto de livros específicos pra cada área quanto pra livros mais abrangentes.


Última edição por Et3cpix em Sáb 11 maio 2019, 12:50, editado 1 vez(es)
Et3cpix
Et3cpix
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 09/05/2019
Idade : 21
Localização : São Paulo, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

FUVEST 2020: recomendações? Empty Re: FUVEST 2020: recomendações?

Mensagem por Et3cpix Sáb 11 maio 2019, 12:49

Acabo de voltar de uma pequena sebo com os volumes únicos do História Geral do Brasil (2008, 3ª edição atualizada com história da África) e Geografia Geral do Brasil (2011, 4ª edição), ambos acompanhados de seus atlas.

Não pretendo trocar; mas se por algum motivo eu não me der tão bem com o material, estou pensando em reforçar com exercícios de vestibulares mais recentes e pdfs da Poliedro 2017 no caso de alguma parte do livro ficar meio confusa (no geral, achei bem organizado como os capítulos das matérias são separados nas apostilas da Poliedro)...
Li bastantes comentários positivos em relação ao curso Humanas em Foco, então talvez eu recorra no caso de eu assinar um curso.



E gente, acham que a coleção Linguagens do William Cereja é uma boa pra estudar com um foco parte mais teórica como gramática e literatura? Estou pensando em usá-lo (com reforço do pdf da Poliedro, se plausível) e ir pulando partes de interpretação/produção de texto, exercícios com respostas muito relativas, reflexivas, etc... Após finalizar, pretendo praticar redação separadamente e talvez ler o Literatura Brasileira, do mesmo autor.
Et3cpix
Et3cpix
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 09/05/2019
Idade : 21
Localização : São Paulo, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

FUVEST 2020: recomendações? Empty Re: FUVEST 2020: recomendações?

Mensagem por Jessie Sáb 11 maio 2019, 13:08

Et3cpix escreveu:
E gente, acham que a coleção Linguagens do William Cereja é uma boa pra estudar com um foco parte mais teórica como gramática e literatura? Estou pensando em usá-lo (com reforço do pdf da Poliedro, se plausível) e ir pulando partes de interpretação/produção de texto, exercícios com respostas muito relativas, reflexivas, etc... Após finalizar, pretendo praticar redação separadamente e talvez ler o Literatura Brasileira, do mesmo autor.

Sim, são ótimos livros e o mesmo autor tem livros de gramática, literatura, produção de textos e interpretação de textos em volumes separados.
Jessie
Jessie
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 181
Data de inscrição : 29/11/2017
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

FUVEST 2020: recomendações? Empty Re: FUVEST 2020: recomendações?

Mensagem por diegofxr Sex 05 Abr 2024, 22:19

5 anos depois, valeu pelas recomendações pessoal
diegofxr
diegofxr
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 23/02/2023
Idade : 18
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

FUVEST 2020: recomendações? Empty Re: FUVEST 2020: recomendações?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos