PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Esse sou eu

5 participantes

Ir para baixo

Esse sou eu Empty Esse sou eu

Mensagem por MarioCastro Seg 29 Mar 2021, 16:08

Sou Mario (sem acento mesmo). Estudei maior parte da minha vida em escola pública e sempre fui bom nas matérias. Mas em 2019 entrei para um colégio que preparava para turmas militares, foi lá onde percebi que na verdade eu não sabia NADA sobre NADA. Do meu lado havia um colega que tinha passado no Colégio Naval (eu nem sabia da existência desse concurso), do outro havia o 1 colocado do concurso dos meus sonhos (Pedro ii, que não passei no 9 ano) e na turma havia diversas pessoas que sabiam muito, seja na área de exatas ou humanas, e foi nessa hora que descobri que não adiantava eu ser um dos melhores da minha sala no outro colégio ou curso, pois nessa nova escola eu não era nada.
Nunca na minha vida tinha parado para estudar uma matéria, chegava na antiga escola e descobria no exato momento que teria prova naquela semana, e mesmo assim tirava notas boas, havia aulas que eu não pegava no caderno ou no livro o dia inteiro, e mesmo assim tirava notas boas, mas nessa nova escola percebi que eu não sabia exatamente nada.
Percebi que para chegar no nível dos meus colegas eu teria que estudar muito e foi isso o que eu fiz, no dia 28/02/2019 foi quando recebi o Morgado Geometria 1 em casa, foi naquele livro onde comecei a estudar sério para almejar o concurso que eu queria (Colégio Naval), foi naquele livro onde percebi que gostava de Matemática e que gostava de estudar a parte de exatas. Aqueles autores abriram meu olho para a vida, me mostraram que era importante estudar para fazer a diferença e não ser qualquer um. Em menos de 5 meses eu já sabia bastante sobre todas as matérias, pois havia estudado muito, porém não cheguei no nível dos melhores da sala, mas com certeza entre os 10 primeiros. No início do ano eu não podia explicar o que era um número primo para outra pessoa, mas no final já demonstrava teoremas difíceis na álgebra, geometria e aritmética.
No final de tudo consegui uma boa nota na parte de exatas no concurso que queria, não fui aprovado por história e geografia. Agora trilho um caminho para passar na Escola Naval. Sei que escrevi muito, e acredite se quiser: Sou bom em redação, mesmo escrevendo um texto horrível sobre mim. Conheci o fórum fazendo questões do Morgado, autor que levo como ídolo para minha vida, pois foi ele que abriu meus olhos sobre o mundo. Lembro-me bem que não sabia desenhar um trapézio no início do ano, e no final havia superado quase todos os meus amigos em geometria ( que aliás são todos esforçados e incrivelmente inteligentes). Naquela época eu estava no colégio 7 da manhã e chegava em casa 22 da noite, andava por ruas desertas do ponto de ônibus até chegar em casa. Minha mãe chegou a me proibir de ficar no colégio, pois ela não acreditava que eu ficava estudando, não culpo ela, era difícil de acreditar diante do meu histórico.

____________________________________________
''I have nothing to offer but blood, toil, tears and sweat''



 Sir Winston Churchill
MarioCastro
MarioCastro
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 273
Data de inscrição : 20/04/2019
Idade : 20
Localização : Rio de Janeiro, RJ

marcosprb, eduardodudu101, orunss, Fibonacci13, Lucasarcosseno, Eduardo Rabelo, BatataLaranja345 e outros gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Esse sou eu Empty Re: Esse sou eu

Mensagem por Elcioschin Seg 29 Mar 2021, 18:22

Excelente! Este é o caminho certo para o sucesso. Para chegar a ele você vai ter que aprender mais Geografia e História!

Uma informação: O Morgado foi meu professor de Geometria Analítica 3D na faculdade de Engenharia da UFJF, em 1966. O cara é de altíssimo nível. Foi muito exigente mas é gente muito boa! Também devo muito a ele!
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71837
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

_Arthur_, eduardodudu101, orunss, MarioCastro, Fibonacci13, Lucasarcosseno, FocoNoIMEITA e outros gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Esse sou eu Empty Re: Esse sou eu

Mensagem por Mormegil Seg 29 Mar 2021, 20:18

Mario e Élcio (inclusive, gramaticalmente, Mário deveria ter acento pelo mesmo motivo que Élcio tem *risos*), é muito bom partilhar essas histórias aqui no fórum. Eu, pessoalmente, também almejo um objetivo difícil de ser alcançado, quero Mecânica na UNICAMP (o que acham disso?), contudo, desde que comecei a caminhar em direção ao pré-vestibular e conheci o fórum e tantas outras ferramentas e autores, acredito que dia após dia venho minimizando essa escalada. De fato, é realmente muito gratificante poder perceber os resultados de seu estudo na prática. Continuemos!

Para História e Geografia: Mario, acredito que você seja um cara bem tendencioso às exatas pelo que li no seu texto. Eu também sou, porém eu encontro certa facilidade nas ciências humanas. Portanto, aconselho e convido você a tentar estudar humanas como eu faço. É o seguinte, essas ciências sociológicas não são assimiladas pelo cérebro da mesma maneira que as exatas, diante disso, o que eu faço é estudar o conteúdo através de leitura e vídeo aulas, porém, para fixar mesmo o conteúdo, eu procuro filmes e documentários sobre os assuntos. Acredite em mim, os maiores cabeças das ciências humanas são, por regra, pessoas que apreciam documentários, sabe-se lá o porquê.

Boa sorte e bons estudos para todos nós!

Very Happy
Mormegil
Mormegil
Padawan
Padawan

Mensagens : 75
Data de inscrição : 30/07/2020
Idade : 19
Localização : Triângulo Mineiro

MarioCastro e BatataLaranja345 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Esse sou eu Empty Re: Esse sou eu

Mensagem por Leandro2112 Seg 29 Mar 2021, 20:56

Elcioschin escreveu:Excelente! Este é o caminho certo para o sucesso. Para chegar a ele você vai ter que aprender mais Geografia e História!

Uma informação: O Morgado foi meu professor de Geometria Analítica 3D na faculdade de Engenharia da UFJF, em 1966. O cara é de altíssimo nível. Foi muito exigente mas é gente muito boa! Também devo muito a ele!

Nossa! Muito maneiro isso. Que honra você teve, hein.
Leandro2112
Leandro2112
Padawan
Padawan

Mensagens : 52
Data de inscrição : 07/09/2012
Idade : 35
Localização : Magé, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Esse sou eu Empty Re: Esse sou eu

Mensagem por Elcioschin Seg 29 Mar 2021, 22:13

Tive esta honra sim, Leandro.

Um conselho para os jovens; e não é apenas para passar em bons vestibulares, não.
É para a vida, seja em família, seja em grupos de amigos, seja nos esportes que praticam, seja no trabalho, etc.

Algo que poucas pessoas tem é o senso de autocrítica: reconhecer os seus próprios pontos fortes e, principalmente, os pontos fracos.

Foi o que fez o colega MarioCastro: embora estivesse com bons resultados nas escolas, reconheceu que não levava seus estudos muito a sério. Isto é um mea culpa que poucos tem coragem de fazer. Felizmente viu a verdade a tempo. E tomou decisões para corrigir este ponto fraco.

Gosto muito do jogador Soteldo do Santos. O baixinho é uma fera!
Na juventude diziam para que ele não teria chance no futebol devido sua baixa estatura. Este era o ponto fraco dele. 
O mesmo disseram para outros baixinhos famosos: Romário era baixinho e Pelé tinha só 1,70 

O que fazer nesta situação: eles teriam que suprir esta deficiência de alguma forma.
Pelé  treinou intensamente para desenvolver os músculos das panturrilhas e das coxas: com isto estes músculos funcionavam como molas para impulsão no salto. Ficava treinando após seus colegas terem terminado seus treinos: uma bola era pendurada numa certa altura e ele saltava para cabeceá-la. E isto dia após dia! Como resultado ele era capaz de alcançar a bola superando goleiros altos com os braço esticados para cima!
Outros desenvolveram os músculos para corrida, para ficarem mais velozes que seus adversários. É o caso do Soteldo
Outros treinavam, intensamente, batidas de faltas: é o caso do Zico e Petkovic que também não eram altos.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71837
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

marcosprb, orunss, BatataLaranja345, Thiago Ber e gabriel de castro gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Esse sou eu Empty Re: Esse sou eu

Mensagem por marcosprb Seg 29 Mar 2021, 23:10

Muito sucesso na sua jornada, Mario sem acento!
marcosprb
marcosprb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 825
Data de inscrição : 08/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Esse sou eu Empty Re: Esse sou eu

Mensagem por MarioCastro Ter 30 Mar 2021, 13:52

Mormegil escreveu:Mario e Élcio (inclusive, gramaticalmente, Mário deveria ter acento pelo mesmo motivo que Élcio tem *risos*), é muito bom partilhar essas histórias aqui no fórum. Eu, pessoalmente, também almejo um objetivo difícil de ser alcançado, quero Mecânica na UNICAMP (o que acham disso?), contudo, desde que comecei a caminhar em direção ao pré-vestibular e conheci o fórum e tantas outras ferramentas e autores, acredito que dia após dia venho minimizando essa escalada. De fato, é realmente muito gratificante poder perceber os resultados de seu estudo na prática. Continuemos!

Para História e Geografia: Mario, acredito que você seja um cara bem tendencioso às exatas pelo que li no seu texto. Eu também sou, porém eu encontro certa facilidade nas ciências humanas. Portanto, aconselho e convido você a tentar estudar humanas como eu faço. É o seguinte, essas ciências sociológicas não são assimiladas pelo cérebro da mesma maneira que as exatas, diante disso, o que eu faço é estudar o conteúdo através de leitura e vídeo aulas, porém, para fixar mesmo o conteúdo, eu procuro filmes e documentários sobre os assuntos. Acredite em mim, os maiores cabeças das ciências humanas são, por regra, pessoas que apreciam documentários, sabe-se lá o porquê.

Boa sorte e bons estudos para todos nós!

Very Happy
Muito obrigado pela dica, acabei de achar um documentário sobre a Segunda Guerra Mundial na Netflix (Torrent, rs ) e definitivamente vou assisti-lo. Quanto ao seu sonho, acho maneiro por ser um ótimo curso em uma grande faculdade. Espero que tenha sucesso.

____________________________________________
''I have nothing to offer but blood, toil, tears and sweat''



 Sir Winston Churchill
MarioCastro
MarioCastro
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 273
Data de inscrição : 20/04/2019
Idade : 20
Localização : Rio de Janeiro, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Esse sou eu Empty Re: Esse sou eu

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos