PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Preparação GEOMETRIA para a segunda fase da OBMEP N3

3 participantes

Ir para baixo

Preparação GEOMETRIA para a segunda fase da OBMEP N3 Empty Preparação GEOMETRIA para a segunda fase da OBMEP N3

Mensagem por "João Pedro BR" Qua 14 Jul 2021, 20:41

Olá, amigos do fórum. Recentemente, para a minha felicidade, fui informado de que passei para a segunda fase da OBMEP, nível 3.

Gostaria de alguma indicação de material para estudar GEOMETRIA para a segunda fase, haja vista que queria exercitar a forma olímpica com a qual o mencionado conteúdo é cobrado. Vocês têm alguma indicação de livro de exercícios com questões olímpicas do nível da OBMEP? Queria chegar bastante confiante nesse assunto. Antes disso, resolverei as questões do assunto do banco de questões da OBMEP. Todavia, queria algo para complementar o meu estudo em geometria olímpica para o nível da prova.

Grato desde já.
Abraços.
Preparação GEOMETRIA para a segunda fase da OBMEP N3 240630-83
"João Pedro BR"
Jedi
Jedi

Mensagens : 204
Data de inscrição : 12/10/2018
Idade : 20
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação GEOMETRIA para a segunda fase da OBMEP N3 Empty Re: Preparação GEOMETRIA para a segunda fase da OBMEP N3

Mensagem por SilverBladeII Qua 14 Jul 2021, 22:29

Uma boa ideia, se voce sabe o básico de geometria, é fazer todas as questões de geometria das obmeps passadas (TODAS)
os bancos de questões da obmep também têm muitas questões legais
SilverBladeII
SilverBladeII
Matador
Matador

Mensagens : 454
Data de inscrição : 04/09/2019
Idade : 22
Localização : Teresina, Piauí, Brasil

"João Pedro BR" gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação GEOMETRIA para a segunda fase da OBMEP N3 Empty Re: Preparação GEOMETRIA para a segunda fase da OBMEP N3

Mensagem por "João Pedro BR" Qua 14 Jul 2021, 22:59

SilverBladeII escreveu:Uma boa ideia, se voce sabe o básico de geometria, é fazer todas as questões de geometria das obmeps passadas (TODAS)
os bancos de questões da obmep também têm muitas questões legais
Sim, eu pretendia fazer isso. Do que seria composta a geometria necessária para responder as questões? E se eu terminar as questões das provas passadas e as dos bancos de questões, você tem alguma indicação para que eu possa treinar ainda mais? 

Obrigado pela resposta e abraços!
Preparação GEOMETRIA para a segunda fase da OBMEP N3 240630-83
"João Pedro BR"
Jedi
Jedi

Mensagens : 204
Data de inscrição : 12/10/2018
Idade : 20
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação GEOMETRIA para a segunda fase da OBMEP N3 Empty Re: Preparação GEOMETRIA para a segunda fase da OBMEP N3

Mensagem por SilverBladeII Qui 15 Jul 2021, 21:27

a prova da obmep não é conteudista, isso significa que é possivel fazer os problemas com pouca teoria (quando alguma questão exige uma teoria menos "conhecida", eles geralmente dão uma fórmula ou duas). mas muitas vezes um pouco de teoria ajuda muuuuito. 
uma lista de alguns conhecimentos legais pra ter:
- áreas e volumes de figuras elementares (para triangulos, particularmente, é interessante saber as diversas formas de calcular a área)
- casos de congruência de triangulos
- semelhança e teorema de tales
- pontos notáveis no triangulo
- um pouco de geometria analitica (e vetores, talvez. não sei se é tão importante, entretanto)
- trigonometria
- conhecer bem propriedades de circulos (pontos de tangencia, retas e circulos tangentes e tals)
- essa talvez seja um pouco estranha, mas não muito problematico se vc já sabe geometria analitica: é bom vc estar intimo de equações de 2º grau. existem diversas questões de geom. da obmep que se reduzem a eqs de 2º grau e as vezes ce tem que conseguir as raizes ou minimos  e máximos.

eu n vou lembrar de tudo, mas é mais conhecimento basico mesmo, mas é uito importante que vc faça todas as questões antigas
SilverBladeII
SilverBladeII
Matador
Matador

Mensagens : 454
Data de inscrição : 04/09/2019
Idade : 22
Localização : Teresina, Piauí, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação GEOMETRIA para a segunda fase da OBMEP N3 Empty Re: Preparação GEOMETRIA para a segunda fase da OBMEP N3

Mensagem por Joaoaoaoaoaooa00 Qui 03 Ago 2023, 20:41

Alguem me ajuda nesta!!!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] brainly.com.br/tarefa/56748675

Joaoaoaoaoaooa00
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 03/08/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação GEOMETRIA para a segunda fase da OBMEP N3 Empty Re: Preparação GEOMETRIA para a segunda fase da OBMEP N3

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos