PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dose de medicamento - uso da palavra "aproximadamente"

2 participantes

Ir para baixo

Dose de medicamento - uso da palavra "aproximadamente" Empty Dose de medicamento - uso da palavra "aproximadamente"

Mensagem por achismaisb Seg 16 Ago 2021, 08:59

A determinação das doses de medicamentos a serem prescritas a um paciente leva em consideração vários fatores, por exemplo, a razão entre a dose e a área da superfície corporal do indivíduo. Há diversos medicamentos para os quais essa razão é constante, independentemente da idade do paciente.
Considere que a área da superfície corporal (A) de uma pessoa, em metros quadrados, seja dada em função de sua massa (m), em quilogramas, pela expressão A(m) = 0,11.m^(1/2). Suponha que tenha sido prescrita para um adulto de 81 kg uma dose de 180 miligramas de certo medicamento, a deseja-se prescrever uma dose desse medicamento a uma criança de 24 kg.
Nesse caso, a quantidade, em miligramas, a ser prescrita para a criança é
a) 65
b) 70
c) 80
d) 89
e) 98

Gabarito:
 
Ele fala que existem medicamentos para os quais a razão entre dose e área é constante, mas não fala que pra esse medicamento da questão isso é válido. Mesmo assim, pra chegar no gabarito, temos que forçar essa ideia nela (o que já não é muito certo). Aí o que eu fiz:
180mg / 0,11.raiz81 = x / 0,11 raiz24
180 / raiz81 = x / raiz24
x = 180 . raiz 24 / raiz 81
x² = 180 . 180 . 24 / 81
x = raiz9600
x ~ 97,97 -> gabarito E
 
Mas a minha dúvida é: por mais que na vida real isso seja óbvio, em nenhum momento é dito que a dose só pode ser dada em números inteiros, e também a pergunta é “a quantidade a ser prescrita é”, e não “a quantidade a ser prescrita é, aproximadamente”, ou “a quantidade a ser prescrita é mais próxima de”.
O que eu gostaria de saber é se na matemática isso configura um erro de enunciado ou não. Por mais que a diferença seja de 0,03, que é desprezível, ainda assim quando ele não usa a palavra “aproximadamente” ou similares, eu espero um resultado exato nos meus cálculos, de modo que se ele não for achado eu posso acabar perdendo tempo refazendo contas e pensando outros caminhos pra bater com o que foi pedido (que foi o que eu fiz nesse simulado...)

achismaisb
Iniciante

Mensagens : 44
Data de inscrição : 26/10/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Dose de medicamento - uso da palavra "aproximadamente" Empty Re: Dose de medicamento - uso da palavra "aproximadamente"

Mensagem por Elcioschin Seg 16 Ago 2021, 11:50

O enunciado deveria ter a palavra "aproximadamente"
De qualquer modo, seria muito difícil, num hospital, por exemplo, uma enfermeira medir 97,97 mg
Neste caso arredonda-se para o inteiro mais próximo.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71837
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dose de medicamento - uso da palavra "aproximadamente" Empty Re: Dose de medicamento - uso da palavra "aproximadamente"

Mensagem por achismaisb Seg 16 Ago 2021, 15:31

Sim sim, com certeza na prática seria inviável. Pensei mais pelo lado da segurança do candidato em marcar uma alternativa aproximada em uma questão que pede o valor exato. Mas se de fato é errado elaborar uma questão dessa forma, fico mais tranquilo kk muito obrigado!

achismaisb
Iniciante

Mensagens : 44
Data de inscrição : 26/10/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Dose de medicamento - uso da palavra "aproximadamente" Empty Re: Dose de medicamento - uso da palavra "aproximadamente"

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos