PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PRECISO DE UMA SUGESTÃO DE ESTUDOS PARA VESTIBULAR ITA

4 participantes

Ir para baixo

Resolvido PRECISO DE UMA SUGESTÃO DE ESTUDOS PARA VESTIBULAR ITA

Mensagem por lopeskingmw14 Dom 14 Nov 2021, 18:32

Bom dia/tarde/noite, queria saber se o meu planejamento de estudos para ita é válido pretendo entrar no ita no máximo em 2 anos. Porém estou com dúvidas em relação ao meu planejamento de livros e horários não sei se é suficiente para a prova. Poderiam me dar alguns conselhos aqueles que prestaram e que estão tentando passar, agradeço desde já.

Aqui é uma ideia que eu tive
-Focar o primeiro ano apenas no básico pra ter uma base sólida e boa. O porque que eu pensei nisso é que muita gente fala que o ita cobra muito a base sólida de certos assuntos. Caso não for o suficiente eu Tento melhorar a minha base no segundo ano e tentar alguns livros de aprofundamento de algumas matérias específicas.

Aqui está o meus horários / livros 

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Última edição por lopeskingmw14 em Seg 15 Nov 2021, 15:57, editado 1 vez(es)

lopeskingmw14
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 14/11/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: PRECISO DE UMA SUGESTÃO DE ESTUDOS PARA VESTIBULAR ITA

Mensagem por romulos1 Dom 14 Nov 2021, 19:44

A sua organização pra mim parece muito boa. Porém falta estudar a redação e realizar as provas antigas. Adicione isso.
Depois que fizer essa modificação, aconselho focar em descobrir como você vai seguir esse cronograma por 2 anos... pesquise sobre como manter disciplina, acordar cedo, como ficar menos tempo na internet. Vá se acostumando a dizer 'não' aos convites de amigos, ITA não é fácil, seus concorrentes estão fazendo isso.
romulos1
romulos1
Jedi
Jedi

Mensagens : 209
Data de inscrição : 28/08/2019
Idade : 24
Localização : Brasil, Rio de janeiro, Nova Friburgo

lopeskingmw14 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: PRECISO DE UMA SUGESTÃO DE ESTUDOS PARA VESTIBULAR ITA

Mensagem por Sage Sanskrit Dom 14 Nov 2021, 21:07

Se você trilhar o caminho "perfeito", consegue estudar tudo e ainda aprofundar em coisa de 1 ano (considerando que tenha mais de 6 ou 8 horas disponíveis pro estudo). O problema é que isso exige certa experiência e autoconhecimento, o que demanda tempo de estudo. Mas você pode melhorar sua produtividade buscando orientações com quem já tem essa experiência, isso vai te ajudar demais.

Só quero te avisar pra tomar cuidado com um planejamento todo "quadrado" e certinho, eu particularmente nunca usei cronograma pois você nunca sabe o que vai acontecer nos outros dias, eu já vi gente que simplesmente deixava de estudar uma matéria que estava marcada no cronograma porque houve um imprevisto nesse dia, isso é um erro fatal.

Vou deixar algumas recomendações de livros e estudos aqui e falar o que acho de cada um, seguindo o seu planejamento de fazer base e aprofundar depois (eu inclusive acho que isso pode ser bom, pois à medida que você vai aprendendo mais matérias, todo o seu pensamento começa a se encaixar e consequentemente o seu desempenho geral fica melhor). Recomendo que use-os como fonte de exercícios, a teoria eu acho muito melhor estudar por vídeo aula ou então por outro lugar, ao meu ver, o formalismo só prejudica o aprendizado. Enfim, aqui, vai, sinta-se livre para perguntar qualquer coisa.

— Matemática:
Embasamento:
• FME 1, 2, 3, 4, 6, 7, 9, 10: Acho uma coleção boa pra realmente entender as ideias dos assuntos, só não fique se preocupando em fazer todos os exercícios de lá, recomendo que pratique mais na seção de questões de vestibulares, pois aquilo é o que efetivamente aparece nas provas.
• Apostilas Poliedro 1, 2, 3, 4: Essas apostilas são excelentes, acho que são até melhores que o FME, pois contém uma teoria mais didática e uma quantidade MUITO boa de questões de provas, vai te dar um embasamento sólido. (PS: veja que não incluí o FME vol. 5, eu particularmente usei ele mas não gostei e não aprendi nada, recomendo que estude combinatória & probabilidade por essa apostila aí e depois vá para o Morgado).

Aprofundamento:
• Provas Anteriores da EsPCEX; EFOMM; AFA; EN; ITA; IME: essencial pra você melhorar, após ter feito o embasamento, já vai conseguir resolver várias questões dessas provas
• Elementos de Matemática (Rufino): Só pra exercícios e teorias especiais, mas não vejo tanta necessidade assim, as novidades você aprenderá resolvendo questões e, principalmente procurando por resoluções na internet (NUNCA pule uma questão sem ver sua resolução e entendê-la 100%).
• Geometria I & II (Morgado): excelente livro de geometria, vai te dar praticamente tudo que precisa saber a nível ITA/IME.
• Combinatória & Probabilidade (Morgado): estude ele inteiro, pois são matérias difíceis e que costumam cair sempre.
• Caio Guimarães 1 & 2: livro avançado, mas muito bom, pois ele aborda os assuntos mais aprofundados a nível IME/ITA.
• Imortais Poliedro 1, 2, 3, 4: praticamente todas as questões IME/ITA separadas por assunto

— Física
Embasamento:
• Física Clássica 1 e 2: se você não tem base, estude por ele. Possui uma teoria muito mais didática do que o tópicos, eu mesmo fiquei apanhando lá por quase 2 meses antes de ir pro Física Clássica e aprender a mecânica inteira.
• Tópicos de Física 1, 2, 3: possui uma qualidade muito boa de exercícios. Aliás, estude física 3 por ele. O física clássica tem uma abordagem ruim ao meu ver nesse assunto. Já o tópicos consegue contemplar o conteúdo inteiro em poucos capítulos.

Aprofundamento:
• Fundamentos de Mecânica 1 e 2: livro essencial pra mandar bem em física
• Provas Anteriores EFOMM; AFA; EN; IME; ITA: essencial também pra desenvolver maturidade e sacadas de questões.
• Física 2000 (Rufino): já ouvi dizer que é bom pois tem um compilado enorme de questões dos mais variados níveis.
• Imortais Poliedro 1, 2, 3, 4: praticamente todas as questões IME/ITA separadas por assunto

— Química (não sei muito sobre química)
Embasamento:
• Usberco & Salvador
• Feltre
Dois livros muito bons, eu recomendo que você veja a teoria pelo Marcelão da Química, as aulas são extremamente didáticas.
Sage Sanskrit
Sage Sanskrit
Iniciante

Mensagens : 16
Data de inscrição : 10/11/2021

lopeskingmw14 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: PRECISO DE UMA SUGESTÃO DE ESTUDOS PARA VESTIBULAR ITA

Mensagem por Ashitaka Dom 14 Nov 2021, 22:25

Recomendo fortemente que procure uma turma ITA algum curso renomado em aprovações no ITA. Particularmente, não acredito muito em aprovações apenas estudando por livros. Não que seja impossível, mas é extremamente improvável, como mostra a tendência das últimas décadas.

Caso esteja no ensino médio, os livros podem ser úteis para ganhar uma boa base. Para matemática, Iezzi dá conta de quase tudo. Morgado para combinatória. Caio Guimarães para complexos. Para física, o Tópicos é uma boa base. Em química, o Feltre é base ok, e apesar de ainda ser fraca para o vestibular, não sei outra melhor. Mas se realmente deseja passar, eu recomendaria que procurasse um cursinho.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

lopeskingmw14 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: PRECISO DE UMA SUGESTÃO DE ESTUDOS PARA VESTIBULAR ITA

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos