Redação - ENEM
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Redação - ENEM
Oi, pessoal, tudo bem? Produzi uma redação sobre o tema "Preconceito linguístico e exclusão social", seguindo os moldes do ENEM. Poderiam me ajudar a corrigi-la?
Na obra regionalista “Vidas Secas” de Graciliano Ramos, retrata-se as amiúdes
desventuras vivenciadas pelo vaqueiro Fabiano no sertão nordestino. Nesse contexto,
paralelamente ao que ocorre com indivíduos de baixa renda na sociedade brasileira
contemporânea, evidencia-se ao longo do enredo que a dificuldade do protagonista em se
expressar adequadamente, sobretudo por não ter tido acesso a um ensino adequado,
torna-o inapto a alterar sua condição social. Assim, depreende-se que a precarização do
ensino, aliada à herança histórica de segregamento, contribuem para a manutenção da
conjuntura de preconceito linguístico e exclusão social na atualidade.
desventuras vivenciadas pelo vaqueiro Fabiano no sertão nordestino. Nesse contexto,
paralelamente ao que ocorre com indivíduos de baixa renda na sociedade brasileira
contemporânea, evidencia-se ao longo do enredo que a dificuldade do protagonista em se
expressar adequadamente, sobretudo por não ter tido acesso a um ensino adequado,
torna-o inapto a alterar sua condição social. Assim, depreende-se que a precarização do
ensino, aliada à herança histórica de segregamento, contribuem para a manutenção da
conjuntura de preconceito linguístico e exclusão social na atualidade.
Em primeiro plano, é imperioso destacar que as instituições de ensino têm a
obrigação de ensinar a gramática normativa. Contudo, percebe-se que restringir o ensino
a tal modalidade implica em ocultar as incontáveis variações linguísticas existentes no
território brasileiro, estorvando a já ínfima possibilidade de ascensão social de indivíduos
menos privilegiados, porquanto tais são muitas vezes impossibilitados de angariar um
ensino de qualidade. Dessarte, o ensino deixa de apresentar a língua como uma prática
ferramenta sociocomunicativa, caracterizando-a como um meio de aparto.
obrigação de ensinar a gramática normativa. Contudo, percebe-se que restringir o ensino
a tal modalidade implica em ocultar as incontáveis variações linguísticas existentes no
território brasileiro, estorvando a já ínfima possibilidade de ascensão social de indivíduos
menos privilegiados, porquanto tais são muitas vezes impossibilitados de angariar um
ensino de qualidade. Dessarte, o ensino deixa de apresentar a língua como uma prática
ferramenta sociocomunicativa, caracterizando-a como um meio de aparto.
Ademais, é válido mencionar que o preconceito linguístico não é um fenômeno
recente, tendo origem no período colonial brasileiro. Na época, além dos contrastes
socioeconômicos observados, escravos e seus senhores diferenciavam-se pela forma de
pronunciar certas palavras — a linguagem do senhor, considerada superior e mais
rebuscada, servia indiretamente como um mecanismo de perpetuação de seu poder entre
aqueles que não tinham acesso à mesma. Logo, observa-se que a íntima relação entre
preconceito linguístico e diferença socioeconômica encontra-se enraizada na sociedade.
recente, tendo origem no período colonial brasileiro. Na época, além dos contrastes
socioeconômicos observados, escravos e seus senhores diferenciavam-se pela forma de
pronunciar certas palavras — a linguagem do senhor, considerada superior e mais
rebuscada, servia indiretamente como um mecanismo de perpetuação de seu poder entre
aqueles que não tinham acesso à mesma. Logo, observa-se que a íntima relação entre
preconceito linguístico e diferença socioeconômica encontra-se enraizada na sociedade.
Portanto, fica claro que o grave quadro atual necessita de ações concretas que
permitam superá-lo. Para tanto, é mister que o Estado, através do Ministério da
Educação, destine verbas para a criação de programas que valorizem as diversas
variantes linguísticas no país, buscando condicionar a representatividade dos inúmeros
fabianos que persistem, a despeito dos entraves enfrentados, na contemporaneidade.
Desse modo, possibilitar-se-á a ascensão social de indivíduos menos favorecidos, contribuindo assim para o fim do secular aparto linguístico.
permitam superá-lo. Para tanto, é mister que o Estado, através do Ministério da
Educação, destine verbas para a criação de programas que valorizem as diversas
variantes linguísticas no país, buscando condicionar a representatividade dos inúmeros
fabianos que persistem, a despeito dos entraves enfrentados, na contemporaneidade.
Desse modo, possibilitar-se-á a ascensão social de indivíduos menos favorecidos, contribuindo assim para o fim do secular aparto linguístico.
Última edição por LucasCord em 27/3/2022, 10:23 am, editado 1 vez(es)
LucasCord- Iniciante
- Mensagens : 13
Data de inscrição : 13/01/2022
Re: Redação - ENEM
poucos argumentos
john blogs- Iniciante
- Mensagens : 46
Data de inscrição : 23/01/2022
Idade : 19
Localização : Curitiba
Re: Redação - ENEM
1) Sua tese poderia ter ficado mais explícita:
Nesse contexto,
paralelamente ao que ocorre com indivíduos de baixa renda na sociedade brasileira
contemporânea, evidencia-se ao longo do enredo que a dificuldade do protagonista em se
expressar adequadamente, sobretudo por não ter tido acesso a um ensino adequado,
torna-o inapto a alterar sua condição social.
Parece mais informativo, parece que você está informando o que ocorre no livro, e não o seu principal ponto de vista sobre o problema.
Eu entendi como você quis colocar, mas pode ser um problema, no ENEM 2 corretores vão avaliar seu texto inteiro em 3 minutos, se um deles não gostar você já perde ponto, aí é legal deixar essas partes do texto bem no molde mesmo.
2) Faltou repertório no segundo parágrafo de desenvolvimento
3) Seu texto ficou muito informativo, você tem que deixar claro seu ponto de vista crítico e utilizar muitas palavras com juízo de valor
4) Faltou o detalhamento na conclusão
Detalhamento é você detalhar um dos pontos
Por exemplo:
fabianos que persistem"
Nesse contexto,
paralelamente ao que ocorre com indivíduos de baixa renda na sociedade brasileira
contemporânea, evidencia-se ao longo do enredo que a dificuldade do protagonista em se
expressar adequadamente, sobretudo por não ter tido acesso a um ensino adequado,
torna-o inapto a alterar sua condição social.
Parece mais informativo, parece que você está informando o que ocorre no livro, e não o seu principal ponto de vista sobre o problema.
Eu entendi como você quis colocar, mas pode ser um problema, no ENEM 2 corretores vão avaliar seu texto inteiro em 3 minutos, se um deles não gostar você já perde ponto, aí é legal deixar essas partes do texto bem no molde mesmo.
2) Faltou repertório no segundo parágrafo de desenvolvimento
3) Seu texto ficou muito informativo, você tem que deixar claro seu ponto de vista crítico e utilizar muitas palavras com juízo de valor
4) Faltou o detalhamento na conclusão
Detalhamento é você detalhar um dos pontos
Por exemplo:
Através do Ministério da Educação - responsável pela formulação ... - destine verbas.
Aqui você já detalhou o que o Ministério da Educação faz.
5) Sua proposta de intervenção ficou muito vaga
"valorizem as diversas
variantes linguísticas no país, buscando condicionar a representatividade dos inúmerosfabianos que persistem"
Perceba que "O Estado deve Valorizar" é muito amplo
Como ele vai valorizar as diversas variantes linguísticas?
Você tem que colocar uma AÇÃO CONCRETA
Por exemplo:
... deve alterar a DCNEM - Diretriz Curricular Nacional do Ensino Médio - adicionando componentes curriculares esclarecedores, como a obrigatoriedade do ensino das mais diversas variações linguísticas existentes ..."
ELOGIO: Você escreve muito bem, seu texto é bem fluido e com excelentes conectivos.
Assim:
C1: 200/200. Não me atentei aos erros de português, mas contando que não existam (ou sejam pouquíssimos) você iria tirar 200 nessa competência, pois você apresenta um excelente domínio da norma culta (Assim como falei no ELOGIO)
C1: 200/200. Não me atentei aos erros de português, mas contando que não existam (ou sejam pouquíssimos) você iria tirar 200 nessa competência, pois você apresenta um excelente domínio da norma culta (Assim como falei no ELOGIO)
C2: 160/200. Aqui você perderia 40 pontos pelo caráter informativo do seu texto, além da ausência de repertório legitimado no D1
Essa competência avalia: Adequação ao gênero Dissertativo-Argumentativo, adequação ao tema e qualidade do repertório.
C3: Entre 160 / 200 , dependendo do corretor, por causa da Introdução. Aqui a avaliação é relativa ao projeto de texto. Deixe bem claro o ponto de vista a ser defendido.
C4: 200/200. Bom uso de conectivos, texto coeso.
C5: 160/200. Falta do detalhamento e ação vaga.
gusborgs- Mestre Jedi
- Mensagens : 715
Data de inscrição : 27/08/2021
LucasCord gosta desta mensagem
Re: Redação - ENEM
Muitoooo obrigado, gusborgs. Sua correção, bem direta e assertiva, será de extrema valia para mim. Todos vocês do PiR2 são pessoas simplesmente fantásticas:)gusborgs escreveu:1) Sua tese poderia ter ficado mais explícita:
Nesse contexto,
paralelamente ao que ocorre com indivíduos de baixa renda na sociedade brasileira
contemporânea, evidencia-se ao longo do enredo que a dificuldade do protagonista em se
expressar adequadamente, sobretudo por não ter tido acesso a um ensino adequado,
torna-o inapto a alterar sua condição social.
Parece mais informativo, parece que você está informando o que ocorre no livro, e não o seu principal ponto de vista sobre o problema.
Eu entendi como você quis colocar, mas pode ser um problema, no ENEM 2 corretores vão avaliar seu texto inteiro em 3 minutos, se um deles não gostar você já perde ponto, aí é legal deixar essas partes do texto bem no molde mesmo.
2) Faltou repertório no segundo parágrafo de desenvolvimento
3) Seu texto ficou muito informativo, você tem que deixar claro seu ponto de vista crítico e utilizar muitas palavras com juízo de valor
4) Faltou o detalhamento na conclusão
Detalhamento é você detalhar um dos pontos
Por exemplo:Através do Ministério da Educação - responsável pela formulação ... - destine verbas.Aqui você já detalhou o que o Ministério da Educação faz.5) Sua proposta de intervenção ficou muito vaga"valorizem as diversasvariantes linguísticas no país, buscando condicionar a representatividade dos inúmeros
fabianos que persistem"Perceba que "O Estado deve Valorizar" é muito amploComo ele vai valorizar as diversas variantes linguísticas?Você tem que colocar uma AÇÃO CONCRETAPor exemplo:... deve alterar a DCNEM - Diretriz Curricular Nacional do Ensino Médio - adicionando componentes curriculares esclarecedores, como a obrigatoriedade do ensino das mais diversas variações linguísticas existentes ..."ELOGIO: Você escreve muito bem, seu texto é bem fluido e com excelentes conectivos.Assim:
C1: 200/200. Não me atentei aos erros de português, mas contando que não existam (ou sejam pouquíssimos) você iria tirar 200 nessa competência, pois você apresenta um excelente domínio da norma culta (Assim como falei no ELOGIO)C2: 160/200. Aqui você perderia 40 pontos pelo caráter informativo do seu texto, além da ausência de repertório legitimado no D1Essa competência avalia: Adequação ao gênero Dissertativo-Argumentativo, adequação ao tema e qualidade do repertório.C3: Entre 160 / 200 , dependendo do corretor, por causa da Introdução. Aqui a avaliação é relativa ao projeto de texto. Deixe bem claro o ponto de vista a ser defendido.C4: 200/200. Bom uso de conectivos, texto coeso.C5: 160/200. Falta do detalhamento e ação vaga.
LucasCord- Iniciante
- Mensagens : 13
Data de inscrição : 13/01/2022
gusborgs gosta desta mensagem
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