PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Texto simples

Ir para baixo

Texto simples Empty Texto simples

Mensagem por Lucas Al. Qui 05 maio 2022, 16:38

Preciso que alguém da comunidade avalie o meu texto. Para tanto, apresentarei uma definição do tipo textual que pretendo elaborar, além de exibir um modelo desse tipo de texto. Em seguida, exibirei a minha própria composição. Dito isto, vamos ao que interessa:

Enumeração é o tipo mais simples de composição. Consiste em enumerar objetos ou coisas, em frases simples e desataviadas. 

*Desataviada: Sem adornos, sem enfeites. 


Direção (orientação textual): 

Definir o que é material escolar  Quais os objetos escolares e para que servem. 

Isto posto, vamos ao modelo. 

Modelo (de como deve ser mais ou menos feito):

Material escolar é o conjunto de objetos de que nos servimos para estudar. Dentre esses objetos, sobressaem os livros e os cadernos que servem para a leitura e a escrita; os instrumentos, tais como: canetas, lápis, borracha, compassos, de que nos servimos para escrever e desenhar. 
  As pastas são objetos auxiliares e servem para nelas guardarmos o material escolar. Os livros são: de Leitura, de Geografia, de História do Brasil, de "Lições de Coisas" e o de Matemática. Os cadernos servem para os exercícios de linguagem, de matemática e de desenhos. 


*Nota explicativa: Antigamente, era usado uma pasta, similar a do advogado, para guardar o material escolar. Hoje em dia, empregamos uma bolsa para esse fim. E pasta agora no cenário escolar é de outro tipo e serve apenas para guardar páginas avulsas de atividades, textos e trabalhos.


Dado o modelo acima, que serve apenas de referência, não devendo eu copiá-lo de maneira idêntica, manifesto agora o meu texto para a avaliação dos meus caros colegas: 

Material escolar é uma série de objetos requisitados pela escola a fim de viabilizar os estudos do aluno em sala de aula, servindo como aparatos nos seus estudos. Cada aparato solicitado possui papel de relevância às práticas escolares envolvendo o educando.  

A começar pelo par mais relevante, livro e caderno, o primeiro serve para a leitura, consulta e passar questões a serem resolvidas depois pelo estudante, enquanto o segundo serve de base, espaço em branco, para sobre ele escrever, registrar questões resolvidas e desenhar.  

Há outro par, ou melhor, outro grupo de objetos denominados “instrumentos”, que possibilitam as atividades de escrita e desenho, essenciais aos estudos, sem os quais não seriam possíveis essas práticas. Os instrumentos são compostos por: canetas, lápis, borrachas, corretivo, réguas, compassos, etc.

Por fim, e não menos importante temos o último grupo de objetos designados como “auxiliares”, que encerra essa “série de objetos” chamada de “material escolar”. Este grupo constituído de bolsa, pasta e estojo, recebe tal nome dado a sua natureza de uso, em que presta a guardar os outros objetos mencionados.

Assim, o “estojo” armazena os “instrumentos”, a “pasta” acomoda o maço de laudas e a “bolsa” acondiciona o livro, o caderno, a "pasta" e o próprio "estojo" preenchido pelos instrumentos. Formando uma só unidade de coisas, imagem perfeita para associar a concepção de material escolar.

*Nota: Separei os parágrafos entre espaços com o intuito de facilitar a leitura e a análise para os meus estimados colegas. 

Glossário:

Aparato: ferramenta, apetrecho, utensílio, artefato, acessório ou instrumento. 



Créditos 

A definição de enumeração, a direção somado ao "texto modelo" foram todas extraídas da obra: 

(Luiz A. P. Victoria. Aprenda a Redigir Corretamente_manual de composição e estilo, págs. 29 e 30, Ediouro.).
Lucas Al.
Lucas Al.
Iniciante

Mensagens : 15
Data de inscrição : 01/04/2022
Idade : 25
Localização : PERNAMBUCO

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos