Texto simples
PiR2 :: Linguagens :: Redação
Página 1 de 1
Texto simples
Preciso que alguém da comunidade avalie o meu texto. Para tanto, apresentarei uma definição do tipo textual que pretendo elaborar, além de exibir um modelo desse tipo de texto. Em seguida, exibirei a minha própria composição. Dito isto, vamos ao que interessa:
Enumeração é o tipo mais simples de composição. Consiste em enumerar objetos ou coisas, em frases simples e desataviadas.
*Desataviada: Sem adornos, sem enfeites.
Direção (orientação textual):
Definir o que é material escolar — Quais os objetos escolares e para que servem.
Isto posto, vamos ao modelo.
Modelo (de como deve ser mais ou menos feito):
Material escolar é o conjunto de objetos de que nos servimos para estudar. Dentre esses objetos, sobressaem os livros e os cadernos que servem para a leitura e a escrita; os instrumentos, tais como: canetas, lápis, borracha, compassos, de que nos servimos para escrever e desenhar.
As pastas são objetos auxiliares e servem para nelas guardarmos o material escolar. Os livros são: de Leitura, de Geografia, de História do Brasil, de "Lições de Coisas" e o de Matemática. Os cadernos servem para os exercícios de linguagem, de matemática e de desenhos.
*Nota explicativa: Antigamente, era usado uma pasta, similar a do advogado, para guardar o material escolar. Hoje em dia, empregamos uma bolsa para esse fim. E pasta agora no cenário escolar é de outro tipo e serve apenas para guardar páginas avulsas de atividades, textos e trabalhos.
Dado o modelo acima, que serve apenas de referência, não devendo eu copiá-lo de maneira idêntica, manifesto agora o meu texto para a avaliação dos meus caros colegas:
Material escolar é uma série de objetos requisitados pela escola a fim de viabilizar os estudos do aluno em sala de aula, servindo como aparatos nos seus estudos. Cada aparato solicitado possui papel de relevância às práticas escolares envolvendo o educando.
A começar pelo par mais relevante, livro e caderno, o primeiro serve para a leitura, consulta e passar questões a serem resolvidas depois pelo estudante, enquanto o segundo serve de base, espaço em branco, para sobre ele escrever, registrar questões resolvidas e desenhar.
Há outro par, ou melhor, outro grupo de objetos denominados “instrumentos”, que possibilitam as atividades de escrita e desenho, essenciais aos estudos, sem os quais não seriam possíveis essas práticas. Os instrumentos são compostos por: canetas, lápis, borrachas, corretivo, réguas, compassos, etc.
Por fim, e não menos importante temos o último grupo de objetos designados como “auxiliares”, que encerra essa “série de objetos” chamada de “material escolar”. Este grupo constituído de bolsa, pasta e estojo, recebe tal nome dado a sua natureza de uso, em que presta a guardar os outros objetos mencionados.
Assim, o “estojo” armazena os “instrumentos”, a “pasta” acomoda o maço de laudas e a “bolsa” acondiciona o livro, o caderno, a "pasta" e o próprio "estojo" preenchido pelos instrumentos. Formando uma só unidade de coisas, imagem perfeita para associar a concepção de material escolar.
*Nota: Separei os parágrafos entre espaços com o intuito de facilitar a leitura e a análise para os meus estimados colegas.
Glossário:
Aparato: ferramenta, apetrecho, utensílio, artefato, acessório ou instrumento.
Créditos
A definição de enumeração, a direção somado ao "texto modelo" foram todas extraídas da obra:
(Luiz A. P. Victoria. Aprenda a Redigir Corretamente_manual de composição e estilo, págs. 29 e 30, Ediouro.).
Enumeração é o tipo mais simples de composição. Consiste em enumerar objetos ou coisas, em frases simples e desataviadas.
*Desataviada: Sem adornos, sem enfeites.
Direção (orientação textual):
Definir o que é material escolar — Quais os objetos escolares e para que servem.
Isto posto, vamos ao modelo.
Modelo (de como deve ser mais ou menos feito):
Material escolar é o conjunto de objetos de que nos servimos para estudar. Dentre esses objetos, sobressaem os livros e os cadernos que servem para a leitura e a escrita; os instrumentos, tais como: canetas, lápis, borracha, compassos, de que nos servimos para escrever e desenhar.
As pastas são objetos auxiliares e servem para nelas guardarmos o material escolar. Os livros são: de Leitura, de Geografia, de História do Brasil, de "Lições de Coisas" e o de Matemática. Os cadernos servem para os exercícios de linguagem, de matemática e de desenhos.
*Nota explicativa: Antigamente, era usado uma pasta, similar a do advogado, para guardar o material escolar. Hoje em dia, empregamos uma bolsa para esse fim. E pasta agora no cenário escolar é de outro tipo e serve apenas para guardar páginas avulsas de atividades, textos e trabalhos.
Dado o modelo acima, que serve apenas de referência, não devendo eu copiá-lo de maneira idêntica, manifesto agora o meu texto para a avaliação dos meus caros colegas:
Material escolar é uma série de objetos requisitados pela escola a fim de viabilizar os estudos do aluno em sala de aula, servindo como aparatos nos seus estudos. Cada aparato solicitado possui papel de relevância às práticas escolares envolvendo o educando.
A começar pelo par mais relevante, livro e caderno, o primeiro serve para a leitura, consulta e passar questões a serem resolvidas depois pelo estudante, enquanto o segundo serve de base, espaço em branco, para sobre ele escrever, registrar questões resolvidas e desenhar.
Há outro par, ou melhor, outro grupo de objetos denominados “instrumentos”, que possibilitam as atividades de escrita e desenho, essenciais aos estudos, sem os quais não seriam possíveis essas práticas. Os instrumentos são compostos por: canetas, lápis, borrachas, corretivo, réguas, compassos, etc.
Por fim, e não menos importante temos o último grupo de objetos designados como “auxiliares”, que encerra essa “série de objetos” chamada de “material escolar”. Este grupo constituído de bolsa, pasta e estojo, recebe tal nome dado a sua natureza de uso, em que presta a guardar os outros objetos mencionados.
Assim, o “estojo” armazena os “instrumentos”, a “pasta” acomoda o maço de laudas e a “bolsa” acondiciona o livro, o caderno, a "pasta" e o próprio "estojo" preenchido pelos instrumentos. Formando uma só unidade de coisas, imagem perfeita para associar a concepção de material escolar.
*Nota: Separei os parágrafos entre espaços com o intuito de facilitar a leitura e a análise para os meus estimados colegas.
Glossário:
Aparato: ferramenta, apetrecho, utensílio, artefato, acessório ou instrumento.
Créditos
A definição de enumeração, a direção somado ao "texto modelo" foram todas extraídas da obra:
(Luiz A. P. Victoria. Aprenda a Redigir Corretamente_manual de composição e estilo, págs. 29 e 30, Ediouro.).
Lucas Al.- Iniciante
- Mensagens : 15
Data de inscrição : 01/04/2022
Idade : 25
Localização : PERNAMBUCO
Tópicos semelhantes
» Texto:"Aí, galera"
» Juros Simples e Desconto Simples
» O uso do "que" no texto
» PUC - Texto
» Texto de opinião
» Juros Simples e Desconto Simples
» O uso do "que" no texto
» PUC - Texto
» Texto de opinião
PiR2 :: Linguagens :: Redação
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|