PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UFPR 2nda fase - Teoria ácido-base

2 participantes

Ir para baixo

UFPR 2nda fase - Teoria ácido-base Empty UFPR 2nda fase - Teoria ácido-base

Mensagem por poppermatemático Ter 07 Nov 2023, 13:32

Boa tarde, pessoal.
Não achei resolução dessa questão em lugar nenhum, alguém poderia me ajudar por gentileza?


Derivados de catecol contendo longas cadeias alquílicas (estrutura abaixo) são componentes responsáveis pela ação irritante da hera venenosa. Quando em contato com a pele, essas substâncias causam erupções na pele.

UFPR 2nda fase - Teoria ácido-base D1C067BE-7A2C-08D5-44C6-1F96ABFAC388-400

Sobre derivados de catecol, responda:

a) Qual é a teoria ácido-base que melhor descreve essa equação? O derivado de catecol é classificado nessa teoria como um ácido ou uma base? Nesse caso ele é (um ácido ou base) forte ou fraco? Justifique todas as suas respostas.

b) A absorção de substâncias pela pele é favorecida quando a substância é neutra e desfavorecida quando a substância é iônica. No caso de contato com a hera venenosa, qual procedimento seria mais adequado: lavar o local com solução de vinagre (pH ~4) ou lavar com água e sabão (pH ~9)? Por quê?



Minha resposta:
a) A teoria de Bronsted-Lowry. O derivado do catecol é caracterizado como um ácido pois doa H+ e é fraco devido ao alto pka (portanto baixo ka) e também por não ionizar totalmente.

b) Seria mais adequado lavar o local com solução de vinagre, pois por conter ácido acético (libera H+ em água) e assim deslocar o equilíbrio para a direita, formando compostos iônicos que desfavorecem a absorção pela pele.


Obrigado desde já! =)
poppermatemático
poppermatemático
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 15/06/2022
Idade : 22
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

UFPR 2nda fase - Teoria ácido-base Empty Re: UFPR 2nda fase - Teoria ácido-base

Mensagem por Jigsaw Ter 07 Nov 2023, 20:23

poppermatemático escreveu:Boa tarde, pessoal.
Não achei resolução dessa questão em lugar nenhum, alguém poderia me ajudar por gentileza?


Derivados de catecol contendo longas cadeias alquílicas (estrutura abaixo) são componentes responsáveis pela ação irritante da hera venenosa. Quando em contato com a pele, essas substâncias causam erupções na pele.

UFPR 2nda fase - Teoria ácido-base D1C067BE-7A2C-08D5-44C6-1F96ABFAC388-400

Sobre derivados de catecol, responda:

a) Qual é a teoria ácido-base que melhor descreve essa equação? O derivado de catecol é classificado nessa teoria como um ácido ou uma base? Nesse caso ele é (um ácido ou base) forte ou fraco? Justifique todas as suas respostas.

b) A absorção de substâncias pela pele é favorecida quando a substância é neutra e desfavorecida quando a substância é iônica. No caso de contato com a hera venenosa, qual procedimento seria mais adequado: lavar o local com solução de vinagre (pH ~4) ou lavar com água e sabão (pH ~9)? Por quê?



Minha resposta:
a) A teoria de Bronsted-Lowry. O derivado do catecol é caracterizado como um ácido pois doa H+ e é fraco devido ao alto pka (portanto baixo ka) e também por não ionizar totalmente.

b) Seria mais adequado lavar o local com solução de vinagre, pois por conter ácido acético (libera H+ em água) e assim deslocar o equilíbrio para a direita, formando compostos iônicos que desfavorecem a absorção pela pele.


Obrigado desde já! =)
poppermatemático, eu vou deixar a minha contribuição, caso alguem discorde favor se manifestar:

Minha resposta:
a) A teoria de Bronsted-Lowry. O derivado do catecol é caracterizado como um ácido pois doa H+ e é fraco devido ao alto pka (portanto baixo ka) e também por não ionizar totalmente.

Não identifiquei nenhum ERRO nessa resolução.


b) Seria mais adequado lavar o local com solução de vinagre, pois por conter ácido acético (libera H+ em água) e assim deslocar o equilíbrio para a direita, formando compostos iônicos que desfavorecem a absorção pela pele.

Neste caso me parece ERRADO. Qual seria o objetivo? obtenção da substância iônica (desfavorece a absorção de substâncias), neste caso você teria que adicionar uma base (que consumiria os íons H+ através das hidroxilas OH-) deslocando o equilíbrio pra direita, o único ERRO foi você ter citado a adição de um ácido ao invés de uma base.

lol! lol! lol! lol!
Jigsaw
Jigsaw
Monitor
Monitor

Mensagens : 594
Data de inscrição : 26/12/2020
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos