PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EsPCEx/2013 - Pronome oblíquo "lhe".

2 participantes

Ir para baixo

EsPCEx/2013 - Pronome oblíquo "lhe". Empty EsPCEx/2013 - Pronome oblíquo "lhe".

Mensagem por hhenriquee Qui 22 Fev 2024, 11:29

(EsPCEx/2013) Assinale a alternativa em que o trecho sublinhado pode ser substituído por "lhe", sem modificar o sentido original.

a) A governanta batia no menino constantemente.
b) A moça aspirou com gosto o suave perfume.
c) Como o auxiliar via o fiscal de campo, Armando agiu com alma.
d) Ainda pensou em chamar o atendente.
e) Faltou informar o homem sobre o horário de visitas.


Gabarito: a)

Pessoal, nesta questão tive uma dúvida se o gabarito seria a letra a) ou a e). Vi que o pronome oblíquo -lhe só pode ser usado quando o verbo não for VTD, e na minha visão nos dois casos ele não é VTD.

Estou seguindo nesse raciocínio:
Verbo bater: "quem bate bate em algo ou em alguém" (VTI nos dois)
Verbo informar: "quem informa a alguém", que é o caso, se fosse "informar algo" seria VTI

Tive o contato com essa informação "Você pode informar alguma coisa (OD) a alguém (OI) ou informar alguém (OD) de alguma coisa (OI)" mas não soube interpretá-la e como isso resolveria o a dúvida que tenho na letra e). 

Por isso, aguardo ansiosamente se for possível o esclarecimento da dúvida e agradeço desde já.

hhenriquee
Iniciante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 16/06/2023
Localização : Recife, Pernambuco.

Ir para o topo Ir para baixo

EsPCEx/2013 - Pronome oblíquo "lhe". Empty Re: EsPCEx/2013 - Pronome oblíquo "lhe".

Mensagem por Pealkay Qui 22 Fev 2024, 14:18

A letra A está correta pois o verbo é objeto indireto (quem bate, bate em algo ou alguém, nesse caso no menino) adequando-se perfeitamente na regra do pronome lhe.

Agora, a letra E, na minha visão, o homem não se trata de um objeto indireto, e sim do sujeito da frase, transformando o verbo informar em intransitivo. Para ser objeto indireto, a frase deveria ser "Faltou informar AO HOMEM..."

Espero ter ajudado Smile
Pealkay
Pealkay
Padawan
Padawan

Mensagens : 64
Data de inscrição : 01/11/2023
Localização : Rio de Janeiro

hhenriquee gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

EsPCEx/2013 - Pronome oblíquo "lhe". Empty Re: EsPCEx/2013 - Pronome oblíquo "lhe".

Mensagem por hhenriquee Sáb 24 Fev 2024, 11:05

Muito obrigado, Pealkay!

hhenriquee
Iniciante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 16/06/2023
Localização : Recife, Pernambuco.

Pealkay gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

EsPCEx/2013 - Pronome oblíquo "lhe". Empty Re: EsPCEx/2013 - Pronome oblíquo "lhe".

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos