PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(VUNESP/23 - Técnico em Administração) Concordância

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido (VUNESP/23 - Técnico em Administração) Concordância

Mensagem por Giovana Martins Qua 06 Mar 2024, 20:28

Texto base: ele é irrelevante para a questão.

Spoiler:

A frase construída a partir do texto está em conformidade com a norma-padrão de concordância verbal na seguinte alternativa:

A) A competição entre vários times de futebol despertam nas pessoas sentimentos fortes de verdadeiro patriotismo.

B) A manifestação do congraçamento entre os povos e o patriotismo nos mostra que a Copa do Mundo valeu a pena.

C) As equipes de futebol, que representam o povo, possui o poder de despertar o sentimento de fraternidade entre as nações.

D) Em nome do ideal de vitória, o orgulho e o respeito pelas cores da bandeira supera as possíveis divergências.

E) O clima de festa e inclusão que aconteceu durante os jogos perdurará nos torcedores, o que constitui uma lição positiva.

Oiii. Errei esta questão e ainda estou meio indignada com ela. Ela não seria passível de anulação?

Spoiler:


Última edição por Giovana Martins em Dom 17 Mar 2024, 08:47, editado 1 vez(es)

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7676
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: (VUNESP/23 - Técnico em Administração) Concordância

Mensagem por Fibonacci13 Qua 06 Mar 2024, 22:27

Gi, eu acredito que o erro da alternativa "C" está no possui. 

Deveria ser possuem, já que se refere a equipes.
Fibonacci13
Fibonacci13
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 856
Data de inscrição : 14/09/2019
Idade : 22
Localização : São Paulo

Giovana Martins gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: (VUNESP/23 - Técnico em Administração) Concordância

Mensagem por Giovana Martins Qua 06 Mar 2024, 22:29

Boa noite, Fibonacci.

Poxa, peço mil desculpas. Onde eu indiquei C, na verdade, eu me referia à alternativa B. Não entendo qual a diferença entre as alternativas B e E. Você tem alguma ideia?

Muito obrigada!

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7676
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: (VUNESP/23 - Técnico em Administração) Concordância

Mensagem por Fibonacci13 Qua 06 Mar 2024, 23:10

Boa noite, Giovana.

Eu fiquei com você nessa, para mim os verbos ficariam no plural. Sendo assim, eliminaria a "B" e a "E".

Simplesmente, não entendi.  Shocked
Fibonacci13
Fibonacci13
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 856
Data de inscrição : 14/09/2019
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: (VUNESP/23 - Técnico em Administração) Concordância

Mensagem por Fibonacci13 Qua 06 Mar 2024, 23:21

Gi, eu achei uma resolução aqui não sei se você já viu e/ou se te ajuda.

Resolução:

LETRA "B"-ERRADA.  A manifestação do congraçamento entre os povos e o patriotismo nos mostra que a Copa do Mundo valeu a pena.
 
CORREÇÃO: A manifestação do congraçamento entre os povos e o patriotismo nos mostram que a Copa do Mundo valeu a pena.
 
No período acima, o que nos mostra algo são a manifestação do congraçamento entre os povos e o patriotismo. O termo "A manifestação do congraçamento entre os povos e o patriotismo", cujos núcleos são os substantivos "manifestação" e "patriotismo", funciona como sujeito composto de "mostram".
 
Quando o sujeito é composto, o verbo fica no plural (mostram), e não no singular (mostra).

LETRA "E"-CORRETA.  O clima de festa e inclusão que aconteceu durante os jogos perdurará nos torcedores, o que constitui uma lição positiva.
 
Nesse período há três orações, pois existem três verbos. Essas orações são:
 
a) O clima de festa e inclusão perdurará nos torcedores;
 
b) que aconteceu durante os jogos;
 
c) o que constitui uma lição positiva.
 
Na oração "O clima de festa e inclusão perdurará nos torcedores", o que perdurará é o clima de festa e inclusão. O termo "O clima de festa e inclusão", cujo núcleo é o substantivo "clima", funciona como sujeito simples de perdurará.
 
Quando o núcleo do sujeito simples é um substantivo no singular, esse núcleo leva o verbo para a terceira pessoa do singular (perdurará).
 
Na oração "que aconteceu durante os jogos", a palavra "que" é um pronome relativo que foi empregado, como recurso coesivo, para retomar "O clima de festa e inclusão". Assim, "que aconteceu durante os jogos" equivale a "o clima de festa e inclusão aconteceu durante os jogos".
 
Nesse caso, o que aconteceu foi "que" (o clima de festa e inclusão). O pronome relativo "que" funciona como sujeito de "aconteceu".
 
Quando o pronome relativo "que", no papel de sujeito, é usado para retomar um termo cujo núcleo (clima) está no singular, ele leva o verbo para a terceira pessoa do singular (aconteceu).
 
Na oração "o que constitui uma lição positiva", a palavra "o" equivale a "aquilo". Assim, "o que constitui uma lição positiva" equivale a "aquilo que constitui uma lição positiva".
 
Quando a palavra "o" equivale a "aquilo", ela se classifica como pronome demonstrativo.
 
Ainda nessa oração, a palavra "que" é um pronome relativo. Esse pronome relativo foi empregado, como recurso coesivo, para retomar "o". Assim, "que constitui uma lição positiva" equivale a "o (aquilo) constitui uma lição positiva".
 
O que constitui uma lição positiva nessa oração é "que" (o/aquilo). O pronome relativo "que" funciona como sujeito de "constitui".
 
Quando o pronome relativo "que", no papel de sujeito, é usado para retomar um termo no singular, ele leva o verbo para a terceira pessoa do singular (constitui).

Créditos: Professora Andréa D'Giovanni
Fibonacci13
Fibonacci13
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 856
Data de inscrição : 14/09/2019
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: (VUNESP/23 - Técnico em Administração) Concordância

Mensagem por Giovana Martins Qui 07 Mar 2024, 10:24

Bom dia, Fibonacci. Espero que esteja bem. 

À noite, assim que eu chegar, eu vejo certinho a resolução. 

Muito obrigada.

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7676
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: (VUNESP/23 - Técnico em Administração) Concordância

Mensagem por Giovana Martins Sex 08 Mar 2024, 18:15

Fibonacci13 escreveu:
Gi, eu achei uma resolução aqui não sei se você já viu e/ou se te ajuda.

Resolução:

LETRA "B"-ERRADA.  A manifestação do congraçamento entre os povos e o patriotismo nos mostra que a Copa do Mundo valeu a pena.
 
CORREÇÃO: A manifestação do congraçamento entre os povos e o patriotismo nos mostram que a Copa do Mundo valeu a pena.
 
No período acima, o que nos mostra algo são a manifestação do congraçamento entre os povos e o patriotismo. O termo "A manifestação do congraçamento entre os povos e o patriotismo", cujos núcleos são os substantivos "manifestação" e "patriotismo", funciona como sujeito composto de "mostram".
 
Quando o sujeito é composto, o verbo fica no plural (mostram), e não no singular (mostra).

LETRA "E"-CORRETA.  O clima de festa e inclusão que aconteceu durante os jogos perdurará nos torcedores, o que constitui uma lição positiva.
 
Nesse período há três orações, pois existem três verbos. Essas orações são:
 
a) O clima de festa e inclusão perdurará nos torcedores;
 
b) que aconteceu durante os jogos;
 
c) o que constitui uma lição positiva.
 
Na oração "O clima de festa e inclusão perdurará nos torcedores", o que perdurará é o clima de festa e inclusão. O termo "O clima de festa e inclusão", cujo núcleo é o substantivo "clima", funciona como sujeito simples de perdurará.
 
Quando o núcleo do sujeito simples é um substantivo no singular, esse núcleo leva o verbo para a terceira pessoa do singular (perdurará).
 
Na oração "que aconteceu durante os jogos", a palavra "que" é um pronome relativo que foi empregado, como recurso coesivo, para retomar "O clima de festa e inclusão". Assim, "que aconteceu durante os jogos" equivale a "o clima de festa e inclusão aconteceu durante os jogos".
 
Nesse caso, o que aconteceu foi "que" (o clima de festa e inclusão). O pronome relativo "que" funciona como sujeito de "aconteceu".
 
Quando o pronome relativo "que", no papel de sujeito, é usado para retomar um termo cujo núcleo (clima) está no singular, ele leva o verbo para a terceira pessoa do singular (aconteceu).
 
Na oração "o que constitui uma lição positiva", a palavra "o" equivale a "aquilo". Assim, "o que constitui uma lição positiva" equivale a "aquilo que constitui uma lição positiva".
 
Quando a palavra "o" equivale a "aquilo", ela se classifica como pronome demonstrativo.
 
Ainda nessa oração, a palavra "que" é um pronome relativo. Esse pronome relativo foi empregado, como recurso coesivo, para retomar "o". Assim, "que constitui uma lição positiva" equivale a "o (aquilo) constitui uma lição positiva".
 
O que constitui uma lição positiva nessa oração é "que" (o/aquilo). O pronome relativo "que" funciona como sujeito de "constitui".
 
Quando o pronome relativo "que", no papel de sujeito, é usado para retomar um termo no singular, ele leva o verbo para a terceira pessoa do singular (constitui).

Créditos: Professora Andréa D'Giovanni

Muito obrigada, Fibonacci!!! Ajudou bastante.

Ainda não havia visto esta resolução Smile.

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7676
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: (VUNESP/23 - Técnico em Administração) Concordância

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos