PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Uma primeira noção de limites (1)

2 participantes

Ir para baixo

Uma primeira noção de limites (1) Empty Uma primeira noção de limites (1)

Mensagem por Euclides Qui 31 Jan 2013, 21:49

Estas noções são preliminares e destinam-se a sugerir o conceito de limite, suas notações, alguma terminologia e suas relações com as funções.

Vamos observar o gráfico da função e fazer uma análise de suas tendências



Uma primeira noção de limites (1) Limites_1_f_x_1sobre_x

Já conhecemos essa função e sabemos que não pertence ao domínio e a função não é definida nesse ponto.

À medida em que cresce indefinidamente   assume valores cada vez menores. Podemos dizer que para muito grande estará muito próxima de zero.

Uma forma de explicitar essa tendência é dizer que "f(x) tende a zero, quando x tende a infinito". Ou ainda podemos dizer:

"O limite de f(x) quando x tende a +infinito é zero". Essa é uma noção intuitiva de limite e vai nos bastar. Em notação matemática escrevemos



Coisa totalmente análoga acontece quando x tende a menos infinito



será você consegue ver também que



quando x tende a zero vindo do lado negativo a função tende a - infinito e quando x tende a zero pelo lado positivo a função tende a + infinito.

Nesse caso diremos que



Um limite só existe se os limites laterais forem iguais.

Tente fazer o mesmo tipo de avaliação para a função



verifique se existem e quais são



Respostas:

Até aqui você ainda não aprendeu a operar com os limites, mas deve ter sido capaz de compreender o que é um limite e como uma função pode ser analisada a partir do conceito.


Última edição por Euclides em Ter 04 Fev 2014, 15:51, editado 3 vez(es)

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Uma primeira noção de limites (1) Empty Re: Uma primeira noção de limites (1)

Mensagem por Matheus Bertolino Qui 31 Jan 2013, 22:35

No caso da função f(x) = 1/x, se o exercício me pedir o limite da função quando x tende a zero, a resposta é que o limite não existe? Mas se ele informar que x está vindo do lado positivo, eu posso dizer que o limite é +∞?
Então antes de eu calcular um limite, eu devo verificar se os limites laterais são diferentes um do outro (não que eu vá fazer isso com todos os 175349 limites que eu calcular xD, mas isso é uma condição de existência para o limite, certo?)?
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagens : 941
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 27
Localização : Goioerê, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Uma primeira noção de limites (1) Empty Re: Uma primeira noção de limites (1)

Mensagem por Euclides Qui 31 Jan 2013, 22:37

Matheus Bertolino escreveu:No caso da função f(x) = 1/x, se o exercício me pedir o limite da função quando x tende a zero, a resposta é que o limite não existe? Mas se ele informar que x está vindo do lado positivo, eu posso dizer que o limite é +∞?
Então antes de eu calcular um limite, eu devo verificar se os limites laterais são diferentes um do outro (não que eu vá fazer isso com todos os 175349 limites que eu calcular xD, mas isso é uma condição de existência para o limite, certo?)?
Isso Matheus. Cada limite lateral existe, mas não sendo iguais a função não tem limite no ponto. Mais adiante você vai perceber que o exame dos limites laterais vai ser importante apenas nos pontos em que a função é descontínua.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Uma primeira noção de limites (1) Empty Re: Uma primeira noção de limites (1)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos