PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Limites, melhorando a percepção - (2)

Ir para baixo

Limites, melhorando a percepção - (2) Empty Limites, melhorando a percepção - (2)

Mensagem por Euclides Sex 01 Fev 2013, 14:14

No tópico anterior você conheceu a noção de limite de uma função e aprendeu a avaliar os limites de funções descontínuas no ponto de descontinuidade. Aprendeu a verificar se o limite existe, ou não. Vamos examinar mais tres funções, duas delas descontínuas e uma contínua:

Limites, melhorando a percepção - (2) Limites_2_descontinuas

A figura 1 mostra uma função que tem uma descontinuidade no ponto x=4. Usando os critérios vistos no tópico anterior, você pode verificar que o limite no ponto (x=4) não existe, pois os limites laterais diferem entre si. O limite pela direita é igual a 5 e o limite pela esquerda é igual a 3.

Na figura 2 temos também uma descontinuidade no ponto x=4. Os limites laterais, porém são iguais entre si e convergem para o valor 3.

Limites, melhorando a percepção - (2) Limites_2_continuas

Na figura 3 temos uma função contínua onde está assinalado o ponto x(5, 4). Este é um caso diferente e talvez você já tenha percebido intuitivamente que o limite nesse ponto existe e é igual ao valor da função no ponto.

A partir dessas observações podemos assimilar uma regra operacional para os limites:

"o limite de um função descontínua em em ponto de descontinuidade é decidido pela igualdade, ou não, dos limites laterais"

"o limite de uma função em um ponto dado é igual ao valor que a função assume, ou tende a assumir naquele ponto"


Isso já permite operacionalizar um limite como um cálculo:



Podemos dizer: se    é contínua em , então



se é descontínua em




Perceba que isso fornece uma importante definição de função contínua:

" uma função é contínua num dado intervalo, se para qualquer ponto a desse intervalo, "


Para praticar:

Calcule os seguintes limites:



Respostas:

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos